Na celebração do I Dia Mundial dos Pobres Arquidiocese lança a 9ª Festa da Vida

A coleta de alimentos para os estudantes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), roda de conversa, músicas, ciranda e orações marcaram o I Dia Mundial dos Pobres e o lançamento da 9ª Festa da Vida, no Parque Rio Branco, domingo 19  de novembro. Presentes representações de movimentos, grupos e pastorais da Igreja, vindos de diversas paróquias, mobilizados pelas Paróquias de São João Batista (Tauape), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Piedade, no entorno do Parque Rio Branco, bem como de outras tantas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza.  Convidadas, participaram pessoas em situação de grande pobreza. A todos os presentes foi servido um lanche e uma feijoada, no final, tudo doação e partilha.

O “lançamento” foi uma inovação no processo que prepara a Festa deste ano, colocado, de propósito, no Dia convocado pelo Santo Padre Francisco. A Festa da Vida será dia 17.dez.17, na Praça Farias Brito, em frente à Igreja do Otávio Bonfim e ao lado da Av. Bezerra de Menezes. A Festa chama as pessoas, grupos e movimentos sociais para virem celebrar e expor suas ações em favor da vida, sejam eles de origem cristã ou  de outras religiões.

Numa bonita roda as pessoas dançaram, se alegraram e agradeceram ao Deus da vida;

as músicas no parque foram animadas pelo Grupo Jovens em Busca de Deus, JBD Lagamar, bairro que contribuiu de modo significativo com as coletas. Os donativos foram entregues à  Pastoral do Migrante, que na terça-feira última já começou a entrega dos alimentos aos estudantes. Na roda de conversa, os presentes que quiseram participaram de um diálogo em que falaram de sua experiência com a pobreza e com os pobres, e como entidades públicas e privadas assistem e deveriam assistir aos pobres.

Nas falas dos padres Fernando Cabral, pároco do Tauape, Francisco Ivan de Souza, Pároco de Fátima e coordenador arquidiocesano de pastoral e Luís Sartorel, assessor arquidiocesano das pastorais sociais, foram destacados tanto aspectos teológicos como bíblicos do Dia Mundial dos Pobres e da Festa da Vida. Pe. Cabral convidou os presentes a participarem da Caritas Paroquial que está se instalando na Paróquia S. João Batista. Foram realçados também os fatores econômicos que causam e alimentam a extrema pobreza e a superexploração da Terra, com ameaça à vida no planeta, como bem sustenta o Papa Francisco na encíclica Laudato Si.

Ademir Costa, jornalista.

Veja as fotos: Álbum 1 e álbum 2