Atualidades

[Mundo/NOTÍCIA] Capital angolana acolhe Encontro dos Bispos Lusófonos

Pela primeira vez, o Encontro dos Bispos Lusófonos realiza-se em Luanda, Angola. Desde o dia 21 de julho, bispos das conferências episcopais de países de língua portuguesa estão reunidos na capital do país africano. lusófonos_1

Estão presentes representantes de Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal. Representam o episcopado brasileiro o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner. Também participa o brasileiro dom Pedro Zili, que é bispo de Báfata, em Guiné Bissau.

O evento acontece a cada três anos e tem como objetivos proporcionar experiências de comunhão entre as Igrejas Lusófonas e estreitar a comunhão eclesial, formando uma linha pastoral única nos oito países que constituem Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além da apresentação e reflexão sobre a realidade católica e social de cada país lusófono, os bispos têm a oportunidade de encontrar com autoridades angolanas e conviver com as comunidades locais.

O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu a missa de abertura e o debate sobre “O papel da Igreja junto do mundo econômico”. No evento, foram tratados outros temas como “O papel transformador do Evangelho na sociedade – à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium” e “O papel da Igreja junto dos mais pobres e do mundo político”.

O Encontro dos Bispos Lusófonos prosseguirá até segunda-feira, 28 de julho.

(fonte: CNBB)

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Montese realiza Carreata dia 30 

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso


QR Code Business Card