Missa na Catedral encerra Ano do Laicato na Arquidiocese de Fortaleza

“Deus é Rei e se vestiu de majestade. Glória ao Senhor!” O Salmo exalta os cristãos a celebrar o Rei dos reis no último domingo do Ano Litúrgico, 34° domingo do tempo Comum. Data de Cristo Rei que, em 2018, também concluiu o Ano Nacional do Laicato. A concelebração eucarística, ontem à noite, na Catedral Metropolitana, foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Na homilia, o arcebispo lembrou que o Ano Nacional do Laicato foi voltado para a dignidade cristã, ‘São cristãos aqueles que ouvem e põem em prática a Palavra de Deus. Os que defendem os direitos humanos e sua dignidade “. Dom José Antonio explicou que a palavra “leigo” significa “cidadão “. O da cidade, como entendiam os gregos. Para os cristãos, tem o sentido daquele que é “da cidade eterna “, do Reino de Deus.

Na missa, que começou às 18h30min, concelebraram o bispo-auxiliar dom Valdemir Vicente e o padre Silvio, da Comunidade Católica Shalom. Participaram representantes das comunidades, pastorais sociais e movimentos da Arquidiocese de Fortaleza.

Dom José Antonio lembrou ainda, na sua homilia, que o leigo é um cidadão cristão, aquele que tem fé em Cristo Jesus. “Agradeçamos a Deus por sermos cristãos, por vivermos a verdade, a justiça, a União, os valores de Deus.Somos cristãos leigos, cidadãos do Reino de Deus”.

Por Rita Célia – Pascom Arquidiocese de Fortaleza

Fotos: