Missa lembrará os falecidos de AIDS

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Fortaleza celebrará no próximo dia 20 de maio, às 19h, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Dias Macedo, a Santa Missa onde serão lembrados os falecidos de AIDS.

Nesta data acontece a Vigília Internacional Pelos Mortos de Aids’ cujo objetivo é unir todos contra a Aids: envolver, informar e ter domínio sobre a doença.

Vigília contra AIDS

É um movimento internacional que iniciou em 7 de maio de 1983, a partir de um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram por causa do HIV. A primeira vigília pelos mortos da AIDS foi realizada em Nova York.

O movimento pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade problemática do HIV e AIDS, lembrar as pessoas que morreram, convocar a sociedade para dar-se conta que vidas estão sendo perdidas. Por outro lado, compromete na luta para evitar que esta realidade se repita diariamente sem nenhuma ação.

Desta maneira a Igreja é convidada a:
– Denunciar a realidade de morte que a epidemia provoca, especialmente entre os pobres. As maiores vítimas são os mais pobres entre pobres.
– Promover a informação e a educação para a defesa da vida e práticas de cuidado diante do vírus que se transmite.
– Repudiar e denunciar toda a forma de discriminação e preconceito.
– Dar visibilidade aos trabalhos que estão dando certo, que cuidam e previnem.
– Anunciar a verdade sobre a vida. Cremos na sua restauração plena a partir da realidade do Cristo Ressuscitado. A ressurreição, a vida eterna não pode nos acomodar diante da morte. Aquele que nos libertou das amarras da morte veio “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”, conforme suas palavras.

Números de HIV e Aids no mundo
-Número total, novos casos, mortes e acesso a tratamentos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) até novembro de 2017;
· Cerca de 36,7 milhões de pessoas vivem com HIV;
· 34,5 milhões são adultos e 2,1 milhões são crianças ou pré-adolescentes abaixo dos 15 anos;
· 17,8 milhões são mulheres acima dos 15 anos;
· 20,9 milhões de pessoas com HIV têm acesso à terapia antirretroviral (junho/17);
· Aumento de 22% em relação a 2015 (17,1 milhões) e de 71% em comparação com 2010 (7,7 milhões);
· 1,8 milhão de novos casos de HIV foram diagnosticados em 2016;
· Desde 2010, o número de novos casos entre adultos caiu 11% (de 1,9 milhão para 1,7 milhão);
· Desde 2010, o número de novos casos entre crianças caiu 47% (de 300 mil para 160 mil);
· 1 milhão de pessoas morreram em decorrência da Aids em 2016;
· Queda de 33% em relação a 2010 (1,5 milhão) e de 47% em comparação com 2005 (1,9 milhão);
· 76% das gestantes soropositivas recebem tratamento antirretroviral para evitar transmissão vertical (de mãe para filho);
· 60% das pessoas que vivem com HIV sabem de sua sorologia;

Venha fazer parte desta Pastoral da AIDS
Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja
Endereço: Avenida Dom Manuel, nº 339. Centro
Tel: (85) 3388-8701.
Todas as quartas- feiras ( tarde).
Coordenadora Arquidiocesana – Maria Ioneide Souza Alves (85) 984258157.