Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Milhares de peregrinos aguardam o papa Francisco no México

No percurso da viagem, haverá encontro histórico com o patriarca ortodoxo Russo Kirill

Na manhã de hoje, 12, de janeiro, o papa Francisco embarcou para o México. Trata-se da 12ª viagem apostólica internacional deste pontificado. No trajeto, Francisco fará breve escala no aeroporto internacional de Havana, para encontro histórico com o patriarca ortodoxo Russo Kirill, na capital de Cuba. O papa retornará ao Vaticano, no dia 18.

O objetivo desta viagem consiste em estabelecer compromisso com o diálogo e a paz no país, além da busca pela renovação espiritual, luta contra a corrupção e violência. No roteiro da visita, o papa percorrerá a Cidade do México, San Cristóbal e Ciudad Juárez.

Em entrevista, o arcebispo de Cidade do México, cardeal Norberto Rivera, disse que o papa encontrará um país em momento de comunhão e liberdade religiosa.

“O México vive uma situação muito especial porque durante a primeira visita do Santo Padre não existiam relações com a Santa Sé. Não havia, poderíamos dizer, liberdade religiosa oficialmente, tínhamos uma liberdade religiosa permitida. Hoje constitucionalmente está aprovada a liberdade religiosa. Agora temos um clima muito favorável. Por isso, o papa encontrará um México que ele mesmo notará, com progressos muito importantes em seu desenvolvimento econômico, político e social”, acrescentou o cardeal.

Dom Rivera comentou, ainda, sobre as dificuldades vividas pela população, como problemas na saúde e administração pública. “Ao mesmo tempo um México que vive situações graves de violência, de pobreza, e em alguns lugares, muito cruel, com uma pobreza extrema”, relatou.

Peregrino da paz

Na quinta-feira, 11, o papa Francisco visitou a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, como é tradição antes das viagens internacionais. Rezou diante da imagem de Nossa Senhora, pedindo pela paz no México.

“Eu não vou ao México como um Rei Mago, carregado de coisas para levar. Vou sim como um peregrino procurando que o povo mexicano me dê alguma coisa. Vou buscar a fé que vocês têm, vou para deixar-me contagiar pela riqueza desta fé”, disse o papa sobre a viagem.

No decorrer da peregrinação no país, Francisco rezará missa no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, também visitado por diversas vezes por São João Paulo II e Bento XVI.

“Muitas vezes quando tenho medo por algum problema, repito a mim mesmo as palavras da Virgem a Juan Diego: ‘Não tenhas medo, não estou aqui, eu que sou a tua mãe?’ Me coloco diante de sua imagem e fico ali olhando para ela. Sinto que é Mãe, que cuida, que protege, que leva em frente um povo, uma família”, contou o papa sobre a devoção a Guadalupe.

Confira a programação da viagem ao México:

Sábado, 13 de fevereiro

Cidade do México (CDMX)

14h – Encontro com as Autoridades, Sociedade Civil e Corpo Diplomático

15h – Encontro com os Bispos

20h45 – Missa na Basílica de Guadalupe

Domingo, 14 de fevereiro

Ecatepec

15h – Missa

Cidade do México (CDMX)

21h30 – Visita ao Hospital Pediátrico “F. Gomez”

Segunda-feira, 15 de fevereiro

San Cristóbal

14h – Missa com as comunidades indígenas de Chiapas

Tuxtla – Gutiérrez

20h – Encontro com as famílias

Terça-feira, 16 de fevereiro

13h45 – Morelia

Missa com sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas

20h15 – Morelia

Encontro com os jovens]

Quarta-feira, 17 de fevereiro

Ciudad Juárez

15h15 – Visita à Penitenciária Estatal

16h45 – Encontro com o mundo do trabalho

20h45 – Missa

CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais