Mensagem por ocasião da Missa de Corpo Presente de Irmã Neiva Lobato Sampaio

“Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo.” (João 17, 24)

Leia também: Nota de falecimento de Irmã Neiva.

Com alegria, sinal da nossa fé na ressurreição, celebramos hoje a Páscoa de Irmã Neiva. Deus a “achou digna de si” e ontem a chamou para habitar eternamente em sua casa.

Nós, suas Irmãs de comunidade, e seus familiares, a devolvemos para Deus com profunda saudade. Pedimos ao Senhor que a acolha em seu Reino e que ela seja recompensada por todo o bem realizado durante os anos que Deus lhe concedeu viver.

Irmã Neiva nasceu em Pacoti, Estado do Ceará, a 25 de maio 1942. E a 3ª filha de seis irmãos. Cresceu em um ambiente familiar muito sereno, permeado de valores cristãos.

Frequentou o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora em Baturité, o Instituto Profissional Maria Auxiliadora de Recife, onde adquiriu uma base de formação que favoreceu sua qualificação pedagógica como educadora salesiana, na vivência de sua consagração a Deus na vida salesiana, nos anos que se seguiram.

0 desejo de seguir Jesus Cristo na vida religiosa salesiana, brotou muito cedo. Ainda adolescente sentiu-se tocada pelo chamado de Deus experimentando a alegria de ter sido escolhida por Ele.

Entrando no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, sentiu-se agraciada pela providência divina, na pessoa de Irmãs de quem ressalta a sabedoria no acompanhamento e formação na perspectiva do compromisso definitivo.

Por muitos anos foi professora, orientadora educacional e diretora de Escola. Trabalhou por vários anos na dimensão missionária da CNBB, prestando assessoria a Dom Aloísio Lorscheider, integrou a diretoria da CRB da Regional Fortaleza e contribuiu de maneira muito significativa na Rádio Dom Bosco.

No desempenho de sua vida missionária, passou por muitas comunidades onde exerceu sua capacidade de trabalho, dinamismo, coragem e sentido de pertença à Inspetoria e à comunidade.

Como boa filha de Dom Bosco e Madre Mazzarello, soube cativar as jovens, os jovens e pessoas que com ela vivenciaram o trabalho educativo.

Manteve-se sempre muito consciente de seu problema de saúde e fazia questão de prestar aqueles pequenos serviços que sentia ainda poder fazer; ressignificou o próprio tempo e deu sentido ao seu sofrimento acreditando que “o sofrer é também redentor”.

“Os olhos jamais contemplaram, ninguém sabe explicar o que Deus tem preparado para aqueles que em vida o amar.”

Com o Senhor da Vida, dizemos:

Ir. Neiva, entra no gozo do teu Senhor!
Você que nos precedeu na morada eterna,
alcance de Deus para nós suas Irmãs de comunidade,
para toda a Família Salesiana, para seus amigos e amigas,
a graça de nos mantermos fiéis ao chamado de Deus,
de respondermos seus apelos
com amor, dedicação e perseverança fiel!

Descanse em paz, Irmã Neiva!

Fortaleza, 03 de Janeiro de 2019.

Uma resposta

1. Descanse em paz querida Irmã Neiva, receba as palavras de Cristo:” Vinde Bendita de meu Pai”