Meditação do Evangelho do 1º Domingo do Advento – Ano B (Marcos)

“VIGIAR E ESTAR ATENTOS PARA ACOLHER O SENHOR QUE VEM!”

Queridos irmãos em Cristo!

Estamos iniciando um novo tempo litúrgico na vida da Igreja: o Tempo do Advento, onde nos preparamos para acolhermos Jesus, a luz do mundo, que ilumina as nossas vidas!

Neste período a Igreja celebra em clima de espera – tal como uma gravidez – a vinda do Senhor – Ele veio, Ele vem, ele virá! Por essa razão o advento possui duas etapas fundamentais: a vinda definitiva do Senhor até o dia 16 de Dezembro e o Advento Natalício de 17 até 24 de Dezembro, onde com alegria cada vez mais próxima as comunidades celebram as novenas do natal.

Neste ano o Evangelho de São Marcos (Ano B) nos ajudará a descobrir os caminhos do discipulado num itinerário batismal que nos levará a resposta de seguinte questão: “Quem é Jesus para a minha vida?”

Os textos deste final de semana em que iniciamos a nossa preparação para o natal do Senhor Jesus, nos chegam como um retiro e sugerem para a nossa vida em todas as suas dimensões atitudes fundamentais.

Juntamente com o povo sedento da presença de Deus fazemos nossa a súplica presente na primeira leitura: “Ah! Se rompesses os céus e descesses!” Primeiramente reconhecendo a sua identidade, isto é, quem é o Senhor em nossa vida: “Senhor, tu és nosso pai, nosso redentor; eterno é o teu nome” (cf Is 63,16), ele mesmo vem “… ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra dos seus divinos caminhos” (cf. Is 64,4), é o “nosso oleiro” (cf. Is 64,7); depois, em segundo lugar pedimos a graça de estarmos sempre na sua divina presença e jamais nos afastarmos de sua face luminosa, assim também como no salmo de meditação (Sl 79(80)). Somente quando permitimos que a nossa vida seja passada à luz da face de Deus brotará em nosso coração a atitude da mudança verdadeira de vida, ou seja, a conversão.

Todos somos convidados a vivermos essa conversão a qual aponta para uma outra atitude fundamental expressa na segunda leitura: a comunhão de todos em Cristo! No Filho amado somos enriquecidos em tudo, suas palavras nos darão a perseverança necessária como também a fidelidade para cumprirmos a vontade do Pai.

Por fim, no evangelho o Senhor nos apresenta como alicerce de todas estas atitudes a vigilância! “Vigiai”, portanto! Este é o grande apelo do Senhor para todos que desejam fazer a experiência do discipulado! Esta atitude deverá nos levar a evitar a nossa dispersão, displicência, ou seja, quem abraça a fé em Cristo “não pode dormir no ponto!”, pois Deus quer nos visitar!

Desejando que Deus seja tudo em todos (1 Cor15, 28)

Em Jesus o bom pastor e Maria, nossa Mãe. Um frutuoso Advento do Senhor!

Por: Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa