Mais de duas mil lideranças confirmam presença no Fórum Shalom

Maior evento formativo da Comunidade Católica Shalom será realizado neste feriadão, de 6 a 9 de setembro.

O próximo feriadão de 6 a 9 de setembro será oportunidade de reciclagem para as mais de duas mil lideranças de várias partes do Brasil e de outros países que já confirmaram presença no Fórum 2018. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza com o  tema  “De graça recebestes, de graça dai” (Mt 10,8). Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Fórum conta na programação com momentos formativos, espirituais e artísticos. Entre os palestrantes, presença confirmada de Dom Giacinto Marcuzo, Vigário Geral do Patriarcado Latino de Jerusalém e Vigário Patriarcal para Jerusalém e Palestina.

Dom Giacinto Marcuzo é italiano da Diocese de Vittorio Veneto e há 58 anos, missionário na Terra Santa. Veio para a Judéia quando adolescente, em 1960, para terminar seus estudos sacerdotais e aprender a língua árabe. Depois de completar sua formação no Seminário de Beit Jala (Belém), foi ordenado sacerdote em 1969 e Epíscopo em 1993. Homem de grande cultura e profundo conhecedor da realidade do Oriente Médio, além dos estudos na área da teologia e espiritualidade, tem formação sobre literatura árabe. Como Bispo titular de Emaús, dedicou-se por 24 anos ao Vicariato Patriarcal para Israel, marcando fortemente a vida cristã deste país e sendo também muito envolvido no diálogo inter-religioso. Dentre os inúmeros eventos vividos, destacam-se as visitas dos três últimos Papas à Terra Santa.

Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Católica Shalom ministrará formações no encontro. Moysés é consultor do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização desde 2011 e foi por muito tempo consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, atualmente Dicastério Família e Vida. Emmir Nogueira com ampla experiência na formação também integra a lista de pregadores.

Dom Giacinto Marcuzo

O Fórum acontece desde 1994 e tem como objetivo formar os participantes à luz da Fé católica e do Carisma Shalom. “Formação não é conteúdo, formação é vivência”. Com essa afirmação, Emmir Nogueira, cofundadorada Comunidade, explica que, neste ano, o Fórum Shalom traz um treinamento específico sobre a vida de oração e sobre os trabalhos de evangelização na Igreja. Ainda de acordo com Emmir, que é responsável pelas formações, o evento faz parte da história e da tradição da Comunidade por isso é considerado o mais importante a nível formativo.

Frei Raniero Cantalamessa, pregador do Papa, Frei Patrício Sciadini, missionário no Egito, e Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança, já passaram pelo Fórum Shalom. Em 2018, o tema do encontro ganha força com as pregações centrais, os workshops e lançamentos de livros.

Noites culturais
O Fórum Shalom 2018 oferece para os participantes, durante as tardes, workshops com diferentes temáticas e, durante as noites, programação cultural. Na sexta-feira, 7, está previsto para acontecer o espetáculo “Para onde correm os rios”, da Companhia de Artes Shalom. E o show da banda Missionário Shalom está agendado para sábado, 8.

Fórum Shalom 2018
Data: 6 a 9 de setembro de 2018.
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Inscrições: forumshalom.com