Leitura Orante – 17º Domingo do Tempo Comum: Evangelho – Mt 13,44-52

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Evangelho – Mt 13,44-52
Tema: “As Parábolas do Reino”

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito
e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito
e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

Passos da Leitura Orante

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto?

Proclamação da Palavra, na Bíblia – Mt 13, 44-52. (Observe as palavras de Jesus. Registre as palavras que mais lhe chamaram atenção, as frases, os movimentos das pessoas, as ações).

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?

Mais uma vez o Evangelho convida-nos a admirar (e a absorver) a lógica de Deus, que não tem pressa nenhuma em condenar e destruir, mas dá tempo ao homem – tem paciência para que o homem e a mulher amadureçam as suas opções e façam o discernimento, de acordo com o Plano de Deus.

A parábola do tesouro escondido e a parábola da pérola preciosa sugerem que o Reino que Jesus veio anunciar e oferecer (esse mundo de paz, de amor, de fraternidade, de serviço, de reconciliação) é um “tesouro” precioso, que os seguidores de Jesus devem abraçar, antes de qualquer outro valor ou proposta.

Mateus apresenta o Reino na imagem de uma rede que, lançada ao mar, apanha diversos tipos de peixes. Na versão apresentada por Mateus, a parábola apresenta um ensinamento semelhante ao da parábola do trigo e do joio (sobre a qual meditamos no domingo passado): o Reino não é um condomínio fechado, onde só há gente escolhida e santa, mas é uma realidade onde o mal e o bem crescem simultaneamente.

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Nós Te bendizemos
pelo Reino dos céus que estabeleceste no coração do nosso mundo
como um tesouro escondido e como um laço que nos conduz a Ti.

Nós Te pedimos:
dá aos teus fiéis a coragem de procurar em toda a parte o tesouro da tua presença escondida,
para aí encontrar a riqueza do teu amor. Amém

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é para uma atitude de valorização do que realmente conta para o Reino dos céus?.

O meu novo olhar deverá saber respeitar, com tolerância e liberdade, o ritmo de crescimento e de amadurecimento dos irmãos que nos rodeiam?

BÊNÇÃO BÍBLICA:
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)