Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

lançamento do livro: “Falar de Deus a partir do homem” será dia 12 de setembro na Aerolândia

No dia 12 de setembro, às 19h, no Centro Catequético da Aerolândia (Rua Aspirante Mendes, 540 – Aerolândia), padre Abimael Nascimento, MSC, fará o lançamento do seu livro “Falar de Deus a partir do Homem: uma teologia para modernidade”.

Conversamos com Abimael, escritor da obra a ser lançada, que gentilmente nos atendeu para uma entrevista a respeito do seu trabalho.

Pascom: Qual o assunto ou assuntos abordados no seu livro?

Abimael: O assunto do livro é sobre o pensamento de Karl Rahner, que afirma o ser humano como lugar teológico, porque está aberto à autocomunicação de Deus. Então, a ideia de Rahner choca-se com parte da modernidade, que pretendeu negar Deus; no entanto, desde meados do século XX, a experiência religiosa vem ganhando muito espaço na humanidade. Assim, a teologia de Rahner e a negação de Deus na modernidade seriam os temas centrais no livro.

Pascom: O livro é sobre a Teologia Fundamental de Karl Rahner (1904 – 1984). Ele fala ainda para os nossos dias?

Abimael: O pensamento de Rahner é atual porque é sobre as perguntas fundamentais de todo ser humano: de onde vim e para onde vou. Falar do desafio da resposta a estas questões é sempre atual, pois toda geração irá se deparar com elas. Para Rahner, elas sempre irão remeter à nossa origem como criaturas e ao nosso destino, a vida eterna, inaugurada por Jesus Cristo.

Pascom: Poderia fazer um comentário sobre a estrutura do livro, dando-nos uma pequena introdução ao conteúdo?

Abimael: O livro, após prefácio, apresentação e introdução, passa a apresentar Karl Rahner, em seguida se ocupa com a pessoa de Jesus de Nazaré, como verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Prosseguimos com as problematizações que a modernidade impôs à religião, especialmente à fé católica, questionando seus dogmas, lançando a religião ao privado, ao particular, ao individual e concluímos sustentando que o homem é sempre um ser aberto a Deus. Mesmo que o negue, a abertura é uma estrutura da humanidade. Negar a abertura a Deus é negar algo de nossa própria humanidade.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais