Atualidades

JMJ Rio2013 leva mostra oficial do Vaticano para o Brasil

jmj_rio2013xxxPela primeira vez, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Estado do Vaticano vai ao Brasil. Entre os dias 11 de junho e 15 de setembro de 2013, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, no Rio de Janeiro, sedia mostra oficial do Vaticano, “Nas pegadas do Senhor – obras-primas dos museus italianos e do Vaticano”.

O presidente do Ibram, Jose do Nascimento Junior, o Gerente de Atos Culturais da JMJ Rio2013, Gustavo Ribeiro e a Diretora do MNBA, Monica Xexeo se reuniram, nesta última semana,com o professor Antonio Paolucci, Diretor dos Museus do Vaticano para confirmar e selar a realização da exposição no Brasil. Participaram da reunião o professor Giovanni Morello, curador da mostra, o Doutor Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II e o Doutor Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos Museus do Vaticano.

A JMJ espera reunir milhões de jovens católicos de todo o mundo e a mostra é uma oportunidade de sensibilizar os visitantes por meio das pinturas, esculturas, manuscritos e obras mestras que contam um pouco da historia da arte e da igreja.

Mais de 100 obras dos museus do Vaticano e de instituições de toda a Itália compõem a exposição, entre elas “Il Volto di Cristo”, datada dos séculos III a V, quadros de Leonardo Da Vinci, relicários e uma peça relacionada ao Papa João Paulo II.

A delegação brasileira, chefiada por José do Nascimento Jr., visitou os museus do Vaticano para conhecer alguns objetos que estarão na mostra. A Pontifícia Sacristia Secreta, local reservado, utilizado pelo Papa para se preparar antes da primeira aparição publica após a anunciação foi um dos locais vistos. A sala possui um rico acervo histórico dos papados e algumas obras guardadas ai também comporão a mostra.

Notícia da CNBB

Compartilhe

Subir

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Grande Concerto de Natal na paróquia de São João Batista do Tauape.

Ordenações Diaconais na Catedral Metropolitana de Fortaleza dia 21 de dezembro

Dom Aloísio em nossos corações

Papa: a boa política está ao serviço da paz

Entrevista: CF 2019 – A felicidade humana como horizonte das Políticas Públicas


QR Code Business Card