Instalação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara

comunicado-criação-da-paróquia500“O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome.” (Lc 1, 49)

Há mais de uma centena de anos nossas comunidades celebravam a Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, devido à grande difusão dessa devoção de origem pré-colonial que encontrou fértil chão nas terras cearenses. Em nossa comunidade da Taquara, também por longo período, iniciou-se um movimento de organização pastoral em torno desta religiosidade sediada na pequena e primitiva Capela que a fez mesmo que encravada num rincão distante da nossa Arquidiocese pertencer a diversas Comunidades Paroquiais como Messejana, Maranguape, Parangaba, Bom Jardim, Pajuçara, Maracanaú, Caucaia e por fim Capuan.

Vivemos um tempo muito especial de nossa caminhada. Desde 2012 iniciamos o processo definitivo de formação da então Área Missionária da Taquara e BR 020 que no dia 12 de dezembro de 2013 foi decretada como Área Pastoral de N. S. da Imaculada Conceição – Taquara, instalada no dia 02 de janeiro de 2014 pelo nosso Arcebispo D. José Antônio e confiada aos cuidados de Pe. Helano Samy. A partir desse fato organizamos nossas mais de 35 comunidades para formalizarmos o pedido de criação canônica da futura paróquia. Este sonho já fomentado por diversos padres e leigos que viveram e trabalharam nesta região, como Pe. Tula, Pe. José Francisco, Pe. Josimar Pires e Pe. Francisco Braga se tornou realidade com a aprovação ereção canônica de nossa comunidade paroquial.

Por isso nós, comunidades, leigos, amigos e benfeitores, que compomos a Área Pastoral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com grande júbilo e gratidão a Deus vos convidamos para a Celebração Eucarística onde se dará a Instalação Canônica da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Taquara – Caucaia. A cerimônia será presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques que nesta ocasião também empossará como Primeiro Pároco o Revmo. Sr. Pe. Helano Samy da Silva Holanda. Neste momento único e especial de nossa caminhada contamos com vossa presença.

Dia 26 de Fevereiro de 2015, às 19hs

Igreja Matriz de N. S. da Imaculada Conceição