Atualidades

Informação sobre o Ano Nacional do Laicato

Entre 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo rei, até o dia 25 de novembro de 2018, a Igreja Católica no Brasil está celebrando o Ano Nacional do laicato, inspirado na temática “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e no lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5, 13-14).O Ano do Laicato é uma resposta  de um pedido do papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”. O intuito geral como Igreja é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, assim como aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu reino na sociedade contemporânea hoje bastante descristianizada.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão indicando dois livros para iniciar este trabalho/estudo: a) Documento da CNBB 105 titulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, bem como demais arquivos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o laicato, e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade. b) o livrinho “Encontros de Reflexão”, que é um subsídio para a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e é útil par fornecer ideias sobre o tema. (cf. o Gaudium Press, 11/12/’17).

Durante a segunda reunião ordinária do Conselho Permanente da CNBB deste ano, houve a apresentação do projeto preparado pela Comissão Episcopal Especial com os subsídios para fomentar os trabalhos. É bom notar que todo o material elaborado já está disponível nas Edições CNBB. Durante o Ano do Laicato, serão também comemorados os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987), a Exortação Apostólica “Christifideles Laici” de São João Paulo ll sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). O Concílio Ecumênico Vaticano ll também orienta o leigo na Igreja: “Os leigos que foram capazes e que se formarem para isto podem também dar sua colaboração na formação catequética, no ensino das ciências sagradas e atuar nos meios de comunicação social” ( cf. Catecismo da Igreja Católica, no.906, citando Lumen Gentium n.35).

O Catecismo da Igreja Católica também afirma: “Os Leigos são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, eles têm a obrigação e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente por meio deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer o Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito”. (CIC, no. 900, citando Lumen gentium n. 33)

O Documento de Aparecido oferece valiosas sugestões para o Ano do Laicato. a) “Favorecer a formação de um laicato capaz de atuar como verdadeiro sujeito eclesial e competente interlocutor entre a Igreja e a sociedade, e entre a sociedade e a Igreja”. b) Otimizar o uso dos meios de comunicação católicos, fazendo-os mais atuantes e eficazes, seja para a comunicação da fé, seja para o diálogo entre a Igreja e a sociedade. c) Atuar com os artistas, esportistas, profissionais da moda, jornalistas, comunicadores e apresentadores, assim como com os produtores de informação nos meios de comunicação, com os intelectuais, professores, líderes comunitários e religiosos. d) Resgatar o papel do sacerdote como formador de opinião. (cf. DAp. n. 497, p. 223)

 

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no Montese realiza Carreata dia 30 

10ª edição da Marcha pela Vida em Fortaleza

Papa: não se pode acreditar em Deus e ser mafioso


QR Code Business Card