Igreja arquidiocesana de Fortaleza realiza Seminário para construção do novo Plano Pastoral

As lideranças da Arquidiocese de Fortaleza se reuniram, no sábado, 15, no Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza para o primeiro Seminário de construção do novo Plano de Evangelização Arquidiocesano.

O Plano Pastoral será feito em três etapas: primeiro ver a realidade a qual a igreja está inserida, analisando o contexto social; posteriormente, acolher as intuições da Palavra de Deus, magistério da Igreja, do Vaticano II e dos ensinamentos do Papa Francisco; por fim realizando a Assembleia Arquidiocesana, onde serão traçadas as linhas de ação de evangelização para o quadriênio 2019-2023, em sintonia com as Novas Diretrizes Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O Professor Padre Manfredo de Oliveira, um dos assessores, refletiu sobre a atual conjuntura sociopolítica brasileira apresentando as características que perpassam os cenários financeiros e humanos. Ele citou o Papa Francisco que nos diz vivermos duas crises, ambiental e social, mas que estão intrinsecamente ligadas e fundidas. Oliveira, ainda salienta atravessamos um “enfraquecimento da família, perda da evidência e da validade de valores, de instituições, concepções, sistemas normativos jogados no lixo, geram uma crise radical”.

No âmbito eclesial, padre Almir Magalhães, trouxe a luz os caminhos que a Igreja percorreu a partir do Concílio Vaticano II até o atual pontificado do Papa Francisco. O religioso apontou a preocupação de uma espiritualidade “desencarnada”, que constantemente se volta para as coisas do templo e não se compromete com os que sofrem nas periferias existenciais e geográficas.

Estiveram presentes no evento mais de 250 pessoas, dentre elas, o arcebispo, bispos auxiliares, Vigários Gerais e Episcopais, párocos, seminaristas, as coordenações arquidiocesanas de Pastoral e das Regiões Episcopais. Todos com o intuito de construir o Reino de Deus a serviço uns dos outros, sendo sal e luz nas comunidades de fé.

Por Thiago Ribeiro – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

Fotos by Oolibama do Espírito Santo – Pascom Arquidiocese de Fortaleza