Homilia da S. da Mãe de Deus (01.01.12)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Redentorista

O Senhor te abençoe

Por Maria veio a bênção
Iniciando um novo ano, nos recolhemos, como os pastores, diante do presépio, para acolher a bênção. Essa bênção é Jesus que nos é dado por Maria. Ela é símbolo da Igreja que acolhe os filhos para lhes impor a bênção. Deus manda Moisés que os sacerdotes imponham o NOME sobre os filhos de Israel para que Deus os abençoe (Nm 6,27). O nome significa a Pessoa. É Deus quem cobre com sua bênção. Que benção deve ser dada? “O Senhor te abençoe e te guarde! Faça brilhar sobre ti sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (22-26). Trata-se de um encontro com Deus no qual se manifesta como o Misericordioso que está a nosso favor e nos dá toda a sua graça e riqueza de paz que é o Shalom de Deus. A paz significa tudo o que Deus tem de bom para nos oferecer de bens espirituais e temporais, sobretudo sua presença. Começar o ano com Deus é torná-lo cheio de vida e bom para se viver. Deus nos abençoa sempre. Infelizmente não damos atenção a suas delicadezas permanentes para conosco. Queremos milagres, mas não olhamos os milagres que faz. O maior presente de Deus é Jesus que Deus nos deu por Maria. Paulo escreveu: “Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). Maria continua Mãe de Jesus para sempre. Ela sempre no-lo dá como apresentou aos pastores e o faz sempre para com todos. Hoje celebramos a Maternidade divina de Maria. Esta doutrina é de fé, pois envolve a fé em Jesus Homem-Deus. Ele é o Homem que é ao mesmo tempo Deus numa união perfeita e que não terminará jamais. Ele leva consigo a carne que recebeu de sua Mãe. Esta carne foi ressuscitada, dando à humanidade a certeza de viver a condição humana unida à divindade. Somos filhos de Deus e com Jesus podemos chamá-lo de Pai

Seu nome é Jesus
Lemos hoje o evangelho da circuncisão de Jesus. O sangue da circuncisão se une ao sangue do sacrifício da Aliança que constituiu o povo como povo de Deus (Lv 26,12). Em Jesus já é o prenúncio do sangue derramado para a Nova e eterna Aliança, a grande bênção. O nome do Menino é Jesus, pois salvará o povo de seus pecados (Mt 1,21). Seu nome é sua missão. Jesus passa a ser parte do povo de Deus. A visita dos pastores assinala os destinatários da missão daquele que veio para proclamar a boa nova aos pobres (Lc 4,18). A narrativa dos pastores provoca profunda admiração e louvor a Deus. Os pastores voltam glorificando a Deus e louvando por tudo o que tinham visto e ouvido (Lc 2,18.20). Ouvir seu nome é ser convocado a uma missão, com Ele.

Meditava em seu coração
Iniciando o ano novo temos muita esperança de tempos bons neste ano de 2012. Temos que fazer nossa parte e dar o testemunho bonito de uma vida coerente, cheia de criatividade para o mundo e para a Igreja. Somos protagonistas deste mundo novo. O mundo será melhor se formos melhores. Para isso, somos convidados a ter a atitude contemplativa de Maria. Contemplação não é sair da realidade, mas ver Deus na realidade e vive-lo em nossos corações. Cristo nasce nos corações quando estão abertos ao amor à justiça e à paz. Em cada Eucaristia que celebramos nos é apresentado Cristo em seu corpo eucaristizado e somos convidados a contemplá-lo pela palavra e pelo sacramento que recebemos e nos dão a vida.

Leituras: Números 6,22-27; Salmo 66; Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21

Homilia da Sol. da Mãe de Deus (01.01.12)
1. Como os pastores, vamos a Jesus e recebemos a imposição do nome de Jesus que é a bênção, como deus mandou Moisés ensinar a abençoar. A bênção é um encontro com o Deus que está a nosso favor e nos dá a paz. Shalom são todas as riquezas de Deus. Deus nos abençoa sempre. Este é o grande milagre. Esta bênção nos veio por Maria que é Mãe de Deus.

2. Celebramos também a circuncisão de Jesus que é sua insersão no povo de Deus, misturando seu sangue com o sangue a aliança. O nome significa a missão salvadora de Jesus, a partir dos pobres. Ouvir o Nome é ser convocado para uma missão.

3. Iniciamos o ano com muitas esperanças.Demos o testemunho de uma vida coerente. Somos protagonistas de um mundo novo. Para que isso seja verdade em nossa vida temos que ter a atitude contemplativa de Maria, vivendo Deus em nossos corações. Cristo nasce nos corações quando somos abertos ao amor e à paz. Na Eucaristia somos convidados a contemplá-lo na Palavra e no Sacramento

Bença, mãe!
Minha mãezinha já está bem debilitada e nem sempre consegue falar, apesar de estar muito lúcida. Às vezes consigo dela a resposta tão gostosa ao bença, mãe! Deus te abençoe, responde. Já tão bom demais.

Infelizmente se perdeu esta tradição. Mas vamos, no começo deste ano, na liturgia na qual celebramos Maria Mãe de Deus pedir uma bênção bem materna para viver bem o ano de 2012.

Deus mandou Moisés abençoar o povo: “Que o Senhor te abençoe e te guarde, faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!”.

É esta a bênção que Nossa Senhora nos dá. É A mesma que deu aos pastores no dia do Natal lhes mostrou o rosto de Jesus Menino. Que bênção!

Outra bênção para este ano é ficar unido a Deus, meditando os acontecimentos da vida para que sejam eles também uma bênção para todos. Era isso que ela fazia.

Por: Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Redentorista

1. Belissima homilia.
    A bênção da Santa Mãe de Deus é completa, maravilhosa!
    Que o Bom Deus o ilumine cada vez mais.

2. Pe. Luiz Carlos – este foi a mais bela leitura que li entre todas. muito obrigada pela explicação e Deus abençoe tos os dia de sua vida.

lucia de santo antonio do pinhal- sp