Atualidades

Fundo Diocesano de Solidariedade destinou recurso para apoio às vítimas da seca

entregaO que é e como nasceu o Fundo Diocesano de Solidariedade?

O Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS nasceu de uma proposta da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998 a CNBB, em sua 36ª Assembleia, aprovou tal iniciativa, definindo que da Coleta da Solidariedade, realizada sempre nas Igrejas católicas, no Domingo de Ramos, como gesto concreto de partilha quaresmal, 60% do valor da Coleta ficam na Diocese e formam o Fundo Diocesano de Solidariedade e os outros 40% constituem o Fundo Nacional de Solidariedade. O FDS é, portanto, um fundo organizado por cada diocese, formado com os recursos da coleta da Campanha da Fraternidade que ficam na diocese.

Na Arquidiocese de Fortaleza o FDS é utilizado para apoiar pequenos projetos locais (comunitários, pastorais, paroquiais, diocesanos), ligados à temática da CF, na linha de combate à exclusão social, de geração de renda, apoio às pastorais, projetos emergenciais (seca, enchentes…) e de animação das três Campanhas promovidas pela CNBB: Fraternidade, Missionária e Evangelização.

No item projetos emergenciais o Fundo Diocesano de Solidariedade destinou recentemente um recurso para apoio às vítimas da seca. Na Paróquia de Caridade foram beneficiadas as comunidades de Camarão e Pedra Branca; na Paróquia de Campos Belos, as comunidades Santo Antônio e Contendas; na Paróquia de Ocara, as comunidades de Serragem, Lagoinha, Lagoa Bonita e Jurema dos Vieiras.

Por Rosélia T. Follmann, membro da equipe de Animação das Campanhas na Arquidiocese de Fortaleza.

Veja aqui as fotos do dia da entrega.

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

D. Fisichella nos 25 anos da Veritatis Splendor: quem critica o Papa não é fiel à tradição católica

Material em preparação ao Simpósio Arquidiocesano no Ano do Laicato

Mês da Bíblia: Exercício do poder

Episcopalis  Communio

Bairro Ellery festeja São Francisco de Assis

Encontro de preparação para 3ª Semana Catequética Paroquial


QR Code Business Card