Frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil se reúnem para o Capítulo das Esteiras

“Capítulo das Esteiras – Memória e profecia: Frades e menores consagrados a serviço do reino”

Deu início na última sexta-feira, 29 de janeiro, as atividades do Capítulo das Esteiras 2016. Mais de 80 frades das fraternidades que compõem a Província chegaram já na noite anterior ao Convento de Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca-PB, para celebrar, refletir e animarem-se na missão.

Frei Sérgio Moura Rodrigues, Definidor Provincial e guardião da Fraternidade de Canindé-CE, presidiu a Celebração Eucarística que iniciou os trabalhos do primeiro dia de atividades. A Santa Missa foi concelebrada por Frei João Amilton dos Santos, Vigário Provincial, que na homilia ressaltou a importância do Capítulo, para celebrar a vida e a vocação franciscanas.

Não faltou também, já na Sala Capitular, a palavra de abertura do Ministro Provincial, Frei Beto Breis, OFM,  que recordou a exortação do Papa Francisco aos Religiosos e Religiosas ao conclamar o Ano da Vida Consagrada, convidando a “olhar com gratidão o passado, viver com paixão o presente e abraçar com esperança o futuro”. Com estas motivações, Frei Beto exortou aos irmãos a viverem com intensamente os dias de Capítulo, como apelo do próprio São Francisco ao encontro e à partilha.

O Ministro Provincial fez também memória de Frei Walfrido Mohn, falecido no dia anterior, que também exerceu o serviço de Ministro Provincial (1973-1979), destacando seu testemunho de profecia e ousadia criativa tão bem assumidas pelo franciscano.

Todo o primeiro dia de Capítulo foi assessorado por Frei Sandro Roberto, OFM, da Província da Imaculada Conceição. Historiador e professor do ITF (Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis), Frei Sandro ajudou os capitulares a lançarem um olhar para a história da Ordem Franciscana, enfatizando alguns momentos das chamadas “reformas observantes”, ramo espiritual ao qual estavam ligados os primeiros frades que vieram ao Brasil e, posteriormente, constituíram a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

FOTOS DO EVENTO

FRANCISCANOS_1 FRANCISCANOS_2 FRANCISCANOS_3 FRANCISCANOS_4 FRANCISCANOS_5

Saiba mais…

O Capítulo das Esteiras acontece de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, em Lagoa Seca-PB.

Continue informado sobre esse momento importante dos frades menores, acesse o site: www.ofmsantoantonio.org

Fonte: Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil