Atualidades

Fortaleza sedia a XLI Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais das Congregações Brasileiras

O evento reúne em torno de 100 Religiosas e Religiosos Consagrados/as, representando cerca de 90 congregações brasileiras que formam a USGCB.

“Cultivar a mística do cuidado da Casa Comum, comprometida com a Vida Religiosa em Saída”. Esta é a temática central da XLI Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais das Congregações e das Sociedades de vida Apostólica, fundadas e ou com sede no Brasil (USGCB), que vai acontecer nos dias 20 a 24 de agosto, na Porciúncula, em Fortaleza, no Ceará.

De acordo com Irmã Vera Lúcia, da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus e também da equipe de coordenação da USGCB, com a temática proposta, “pretende-se reavivar o compromisso do ‘cuidar da Casa comum’ e promover a ecologia integral, que se enraíza e se alimenta de uma profunda espiritualidade ecológica”, bem como, “provocar à Vida Religiosa Consagrada a refletir e assumir uma postura ética que expresse o cuidado e o respeito aos ritmos da terra, de compaixão e de responsabilidade coletiva”, afirma a religiosa.

Com este evento, a USGCB favorecerá também um encontro de convivência fraterna e de intercâmbio de experiências da Vida Religiosa que tem optado por escutar Deus onde a vida clama, à luz do Espírito e dos Carismas fundacionais, sendo ponto de partida permanente da pessoa de Jesus e sua palavra lida e rezada a partir da realidade. “Temos certeza de que a presença de cada Superiora e cada Superior acenderá em nós a chama missionária. Que possamos partilhar com elas e eles, o nosso jeito de Ser Religiosas e Religiosos no Nordeste, presença alegre nas periferias onde as vidas são ameaçadas”, atesta Irmã Geralda Miranda, Religiosa Missionaria de Nossa Senhora das Dores (RMNSD) e coordenadora da Conferência das Religiosas e dos Religiosos do Brasil – CRB – Ceará. Ainda durante a assembleia será eleita a nova equipe de coordenação do organismo, para assumir o serviço de animação da caminhada enquanto Congregações brasileiras.

Sobre a UGSCB

A USGCB é um organismo que reúne as Superioras e os Superiores Gerais dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, fundados e/ou com Sede no Brasil, constituídos segundo as normas do Código de Direito Canônico e nela inscritos.

São objetivos da USGCB, no que se refere à animação e à promoção da Vida Religiosa Consagrada: empenhar-se para dar à Vida Consagrada de Congregações Brasileiras e com sede no Brasil, um rosto próprio; oferecer às Congregações Brasileiras entreajuda na busca do crescimento da Vida Consagrada, na solução de problemas comuns e na reflexão-ação, quanto às exigências da Formação, Missão e Organização; proporcionar a partilha de vida e o intercâmbio de informações; possibilitar apoio e ajuda espiritual e material às Congregações que necessitem; realizar a Intercongregacionalidade e as parcerias, dando especial atenção às Congregações nascentes.

Serviço
Evento: Assembleia Nacional da USGCB
Data: 20 a 24 de agosto
Local: Porciúncula – Fortaleza/CE
Contato: Ir. Rosa Nascimento (85) 9 9797-3832

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Síndrome de Down

Missa em Homenagem as pessoas com Síndrome de Down

Igreja e Política

Monjas Concepcionistas

Religiosa Concepcionista emite votos na solenidade de São José

ciclo de estudo

Segundo dia do Ciclo de estudos da Campanha da Fraternidade 2019

padre anízio

Missa de Posse do novo reitor e pároco do santuário no próximo dia 10/04


QR Code Business Card