Festival Halleluya mostra a força do voluntariado no Ceará

Cerca de 10 mil voluntários estão engajados na organização, realização e divulgação do evento que, durante cinco dias, reúne um público de mais de um milhão de pessoas

A comunidade Católica Shalom promove, no próximo dia 24 de junho, no Gran Marquise Hotel, em Fortaleza, o “Start Haleluya”, um encontro para capacitar cerca de mil voluntários para o Festival. O evento, que está na sua 22ª edição, acontece de 25 a 29 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, e tem entrada gratuita.

Durante todo o dia, estudantes, profissionais liberais, como médicos, dentistas, juízes, advogados, engenheiros, de diversos setores, além de aposentados, missionários de outros estados e até de fora do Brasil, reúnem-se num treinamento para receber informações e suporte sobre comunicação, organização e a ação evangelizadora do evento.

“Este encontro vem para renovar nos voluntários o que é evento, o que é o servir no Halleuya, que não é simplesmente um servir, mas um doar-se, com um objetivo específico, e é para que todos conheçam os espaços do evento, todas as áreas e saibam orientar o público sobre todas as atrações. O objetivo é para que os voluntários, os servos, também conheçam o Halleuya como essa resposta à cidade de Fortaleza,  um evento de paz,  um evento que proporciona essa experiência diferente do que aquilo que Fortaleza tem também para oferecer”, explica uma das organizadoras do evento, Lydiana Rosseti.

Segundo a organização do evento, O Halleuya conta com o apoio e a doação de mais de 10 mil voluntários. Eles estão engajados na organização, realização e divulgação,  recebendo e orientando o público, estimado em mais de um milhão de pessoas, nos diversos espaços temáticos do evento. São 80 mil metros quadrados com diversos espaços temáticos com shows, músicas, teatro, dança, arte, esportes radicais, games, kids. O evento dá destaque também ao empreendedorismo,  à acessibilidade e à solidariedade.  Uma parceira com o Hemoce prevê a coleta de 900 bolsas de sangue, além do cadastro de doadores de medula óssea, iniciativa que consolida o Festival Halleluya como o evento mais solidário do estado do Ceará.

Do estacionamento ao palco, são os voluntários que fazem o Halleluya, uma estrutura gigantesca movida pela força do voluntariado. O treinamento quer estimular questões como liderança, o trabalho em equipe, organização, relações públicas e habilidades para se comunicar com as pessoas.

Para quem vive a experiência, os ganhos vão além da aquisição de novas habilidades, o sentimento maior é de solidariedade, generosidade e de novas amizades.

Pesquisa do IBGE

Segundo dados do IBGE, divulgados em abril desse ano, o Brasil possui cerca de 7,4 milhões de voluntários. O país viu o número de trabalhadores voluntários crescer em quase 1 milhão, na passagem de 2016 para 2017. O contingente subiu de 6,5 milhões para 7,4 milhões — um crescimento de cerca de 13% ou 839 mil pessoas.

Serviço: 22ª Edição do Festival Halleluya
Data: 25 a 29 de julho de 2018
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Avenida Alberto Craveiro, 2222 – Castelão – Fortaleza – Ceará.
Programação: Todos os dias, a partir das 19 horas
www.festivalhalleluya.com