Faleceu na manhã de hoje,19, Padre Hermano Mestrom

É com grande pesar que a Arquidiocese de Fortaleza comunica o falecimento  do querido irmão Padre Hermano Mestrom, da Congregação da Missão(Lazarista).

Velório e Sepultamento

O velório acontece na Capela São José Operário no Parque Araxá.

A Missa de corpo presente será às 15 horas e em seguida o sepultamento no Cemitério Parque da Paz

Quem foi Padre Hermano Mestrom

Padre Hermano Mestrom nasceu no dia 10 de março de 1930 em Gileem na Holanda, filho de Peter Jacobus Mestrom e Amaria Cornelia Van Montfert. Foi batizado a 11 de março de 1930.

Foi ordenado sacerdote no dia 22/07/1956 em Pannigen na Holanda, pelo Bispo Mgr. G. Lemmens.

Veio para o Brasil e
m setembro de 1956. Veio para o Ceará, em 1957.

Os seus superiores mandaram-no a Limoeiro do Norte para reforçar a equipe de padres que dirigia, na época, o Seminário diocesano “Cura d’Ars’.  Ficou também encarregado da pastoral no distrito de São Raimundo, onde existe uma capela, pertence Paróquia de Limoeiro.

Em 1968 foi professor de Inglês em Limoeiro do Norte.

E 1963 foi transferido para Fortaleza com a missão de concluir a construção da Escola Apostólica “São Vicente de Paulo” em Antônio Bezerra, iniciada pelo Pe. Josefino Cabral. Exerceu também a função de ecônomo e professor na referida escola. Foi-lhe confiada ainda a pastoral no bairro de Padre Andrade, hoje paróquia de São  Pedro e São Paulo.

Em   dezembro  de   1967,   foi   nomeado  Vigário de Quixeramobim.

Numa tentativa de melhorar a situação econômica dos agricultores, os métodos de trabalhar e a comercialização produtos, agrícolas, fundou uma espécie de mini-cooperativa.

Numa época em que não se falava ainda em “Comunidade de base”, criou os chamados “conselhos das capelas”, pequenas comunidades que visam o engajamento religioso e social dos  membros na sociedade. Muito ouvido em todo o sertão central, foi o programa radiofônico “a Voz da Paróquia de Quixeramobim”, mantido no ar pelo Pe. Hermano por mais de dez anos.

Publicou ainda, até o mês de sua saída da paróquia, o jornal paroquial “O Sinal”. Durante o seu Vicariato foram construídas na paróquia de Quixeramobim, mais cinco capelas, um abrigo para os velhos e doentes abandonados e foram restauradas a antiga igreja de N. Sra. do Rosário e a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1732, cujo teto estava para ruir. Zelou muito pelo patrimônio da paróquia, construindo casas e transformando o patronato Nossa Senhora de Fátima, no Centro Social Paroquial.

Foi nomeado pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica,  por Dom Aloísio Lorscheider, no dia 13 de janeiro de 1980. Ficou nessa paróquia até o dia 25 de dezembro de 2007.

A Arquidiocese de Fortaleza se solidariza com a Comunidade Lazarista, agradece todo o testemunho e o bem realizado por Padre Hemano nas terras cearenses, e roga ao Senhor da Vida e a Jesus Salvador que acolham o nosso irmão e lhe conceda o descanso eterno e a luz perpétua.

Marta Andrade. Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

Fotos by Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Benfica

2 respostas

1. Uma pessoa que fez a diferença nas paróquias. Muito exigente nas suas colocações e acima de tudo perspicaz nas suas decisões .Gostava demais quando a Paróquia estava em festa vendo as barracas lindas e organizadas pelos membros responsáveis.Os olhos do Padre Hermano brilhavam de entusiasmo.
    Foi muito bom conviver com o Senhor.
    Que Deus lhe abençoe infinitamente.

2. Verdadeiro sacerdote! Zeloso, simples e humilde. Um pai espiritual para toda a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e Capela de São José Operário. Intercede por nós Padre Hermano!!!