Atualidades

Fake News

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald

Fiquei estarrecido e incrédulo lendo uma notícia que muitas pessoas classificam com “FAKE NEWS” na coluna de Lêda Maria, na página sete do jornal O POVO, de 17 de dezembro. O artigo foi intitulado “E O NOSSO ARCEBISPO?”. “Em 2019, será a primeira notícia que vai envolver os católicos é o adeus do arcebispo? Dom José Antônio, sofrendo problemas graves de diabetes, já encaminhou pedido de renúncia ao papa Francisco. Deixará sua missão, tranquilo com a chegada de dois novos bispos que, somando aos existentes, já fortalecem a divisão de missões e tarefas. São mais de 150 paróquias e um número elevado de religiosos. Quem será o novo arcebispo? Comentam que o nome sairá entre os bispos já trabalhando na arquidiocese de Fortaleza”. (Copiado “ipsis litteris” do jornal O Povo).

Marta Maria Andrade da Silva, do Setor de Comunicação do Secretariado de Pastoral escreveu aos colegas da Pascom dizendo: “Fomos bombardeados com uma notícia na manhã de hoje, (dia 17/12/2018), publicado no jornal O Povo na coluna da Lêda Maria, sobre o envio de pedido de renúncia do Arcebispo Dom José Antônio. Falei com o nosso Pastor ele disse ser mais uma FAKE NEWS, portanto é uma notícia falsa. Qual a fonte ou de onde surgiu ainda não sabemos. Ainda…mas logo saberemos”. A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza esclarece que o Arcebispo de Fortaleza NÃO RENUNCIARÁ e nega também que Dom José Antonio tenha encaminhado pedido de renúncia para o Vaticano.

A jornalista Lêda Maria fez uma pergunta em sua coluna: “Quem será o novo arcebispo?” “Comentam (quem?) que o nome sairá entre os bispos já trabalhando na arquidiocese de Fortaleza”! O nome de qualquer candidato para ser bispo de qualquer diocese no Brasil é conhecido somente ao Núncio Apostólico no Brasil, ao prefeito da Sagrada Congregação para os Bispos em Roma e, obviamente o Santo Padre. Comentários de outras pessoas são puras especulações.

Para os milhares de amigos e amigas dentro e fora da Igreja Católica, Dom José Antônio é um homem de profunda fé e intensa vida espiritual na qual se destacam: um espírito de oração, fervoroso ministério na plenitude do sacerdócio, boníssima testemunha de vida simples e austera, total dedicação aos pobres e menos favorecidos, brilhante inteligência com total domínio da mensagem evangélica, um orador sacro de grandes recursos e um esplêndido instrumento da Palavra de Deus.

Há tempo Dom José Antonio tem problemas de saúde como qualquer pessoa de sua idade. Porém, sempre se mostrou sereno e resiliente continuando sua vida episcopal com total dedicação. Que Deus abençoe nosso Arcebispo em sua árdua tarefa no ano novo e nos anos seguintes.

Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Irmãs Mensageiras de Santa Maria reúnem-se em Capítulo Geral Eletivo

Fórum Internacional da Juventude: manter vivo tema do Sínodo dos Bispos de 2018

O episcopado no Brasil: 480 bispos e 307 membros efetivos da CNBB

Cáritas Brasileira lança a campanha #EuMigrante em parceria com a Signis Brasil Jovem

Festejos de Nossa Senhora de Lourdes acontecem no bairro Ellery


QR Code Business Card