ESPAC: Experiência itinerante e cursos 2013

espac1501. Experiência itinerante

Desde agosto de 2012 a ESPAC – Escola de Pastoral Catequética, está ministrando um Curso Básico de Pastoral na Área Pastoral São José Operário – Araturi. O objetivo é oferecer aos catequistas uma formação básica para que possam assumir com entusiasmo e amor a missão de educadores da fé.

Cada domingo, das 8 às 12h, 34 catequistas de diferentes níveis – pré-catequese, eucaristia, crisma, batismo e terço dos homens – se encontram para juntos conhecerem novos temas até então nunca refletidos no grupo e aprofundarem outros.

Já trabalhamos o “eixo catequético”, refletindo o ser catequista e sua missão através dos documentos da igreja, a espiritualidade do catequista e uma boa metodologia e dinâmica catequética tão necessária para atingir os objetivos da caminhada.

Em 2013, retomaremos o curso e abordaremos os “eixos bíblico e litúrgico”. Os catequistas serão introduzidos no estudo das sagradas escrituras e num melhor conhecimento de Jesus e seu projeto. Depois, faremos uma reflexão em torno do ano litúrgico e dos sacramentos de iniciação.

Que experiência feliz! Que alegria de reencontro aos domingos! Todos os catequistas estão de parabéns pela coragem e perseverança. Jovens e adultos assumem o desafio e estão dispostos, durante um ano, a participarem cada domingo de manhã desta caminhada de formação.

A iniciativa do Pe. Moésio de oferecer esta possibilidade de formação é louvável e gratificante. Com isso, certamente a área pastoral terá uma nova caminhada, mais consciente, mais criativa e com novo ardor missionário.

Todas as comunidades acolheram o grupo em três encontros possibilitando a itinerância do curso e o conhecimento de espaços e experiências novas.

E no Ano da Fé, que estamos celebrando juntos, no final de maio poderemos dizer: “…eu vim de longe, …achei difícil a viagem até aqui, mas eu cheguei.”, porque todos nós, catequistas, facilitadores e coordenação, assumimos com fé a missão que nos foi confiada.

2. Cursos em 2013

A ESPAC está com inscrição para os seguintes cursos em 2013:

*Curso Sistemático de Pastoral Catequética;

*Curso Básico de Bíblia;

*Curso de Aprofundamento Bíblico;

*Curso de Liturgia;

*Curso sobre o Ano da Fé;

*Curso de Parapsicologia;

*Oficina de Arte com Material Reciclável.

O aluno que tiver 80% de frequência receberá certificado pela Faculdade Católica de Fortaleza.

Informações na Secretaria da ESPAC, das 15h às 19h, telefone (85) 3219 6445. A entrada da ESPAC fica na Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro.

Uma resposta