Escola de Formação da Região Nossa Senhora da Assunção tem início hoje

Logo mais às 19h, dará inicio a 18ª turma da Escola de Formação da Região Nossa Senhora da Assunção. Como de costume a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolherá a Escola que conta com grade curricular voltada para o estudo da bíblia, missão, Igreja e liturgia.

A Escola é a oportunidade do despertar de uma consciência laical voltada para o aprimoramento intelectual, consequentemente uma melhor atuação nas atividades pastorais, não tendo custo nenhum para seus participantes e sem limitação de vagas, acontecendo as terças e quintas a partir das 19h às 21h, no período de setembro a dezembro.

A Escola já formou centenas de pessoas e sempre teve um destaque muito grande na antiga Região Episcopal II, quando foi criada, e também na Região Nossa Senhora da Assunção. Formando agentes pastorais, possibilitando uma melhor atuação no campo pastoral e também abrindo parcerias com formações externas. A Escola em 2014 passou a ter uma nova estrutura quando foi criada a Escola de Fé e Vida, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, possibilitando ainda mais a participação dos leigos e leigas, vindos do lado mais longínquo da região (Granja Portugal, Conjunto Ceará e Genibaú).

Como lembrava Frei Jesus Mauleón, Vigário Episcopal ao avaliar o andamento das atividades da região, “a Escola é uma oportunidade de estudo, quando as paróquias não tem oportunidade de trabalharem a formação de seus leigos. A região oferece essa Escola para a formação continua. Não podemos deixar de fazer esse trabalho”, (reunião com a Coordenação da Região em 2014).

Um pouco de história
Criada em 2000 para melhor atender a formação dos agentes pastorais do Setor V da Região II, a Escola de Formação atendeu inúmeros participantes ao logo de seus 18 anos de criação, sendo realizada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o apoio dos Padres Dehonianos e dirigida por coordenadores de diversas paróquias, tendo como destaque: Irmão Jacó (Dehoniano-Carlito Pamplona), Ana Cristina (Álvaro Weyne), Marilac e Joserrisse (Carlito Pamplona), Francisca (Nova Assunção), Esmeralda (Conjunto Ceará), Beth, Sonia e Sandra (Quintino Cunha), Pe. Evaldo (Quintino Cunha) entre outros. Esse ano a coordenação contará com a presença do Irmão Juarez (Nova Jerusalém – Cristo Redentor).

Por: Alex Ferreira