Encontro Ampliado com as Associações Vicentinas do Regional Ceará

A Família Vicentina (famvin) realizou no dia 21 de Maio na Sede Metropolitana da Sociedade de São Vicente de Paulo, próximo ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus no centro de Fortaleza, o primeiro Encontro Ampliado de Associações Vicentinas do Regional Ceará em 2011. Estiveram presentes os seguintes seguimentos convidados: Associação Internacional de Caridades (AIC), Associação da Juventude Marial Vicentina (JMV), Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (FC’s), Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e Padres da Congregação da Missão (CM – Lazaristas).

O Encontro foi assessorado pelo Diretor Nacional da Família Vicentina o Padre Mizaél Donizetti Poggioli CM que abordou temas formativos como: “O que é Mudança de Estruturas?” dentro deste mais três sub-temas: “Estratégias para a Mudança, Princípios da Doutrina Social da Igreja, A Oração mudando Estruturas”. E trabalhou a fundo nossa espiritualidade vicentina.

A animação do Encontro ficou com a Associação dos Jovens da Juventude Marial Vicentina (JMV) e com as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (FC’s) que participavam do encontro. A JMV foi representada por dois jovens de Cascavel (Clenilce de Paula e Guilherme Azevedo), por três jovens de Fortaleza (Érica Morais, Raquel Souza e Roberto) e pela Assessora Províncial da JMV Fortaleza (Irmã Regina FC.)

No período da tarde, após o almoço, os participantes assistiram ao filme “São Vicente, o Capelão das Galeras”. Depois alguns vídeos relatando os trabalhos de cada Associação a nível de Brasil foram apresentados, inclusive o Censo da JMV Brasil 2010. Seguindo a programação foi dada continuidade ao encontro, que encerrou com o pronunciamento final da Coordenadora da Família Vicentina do Regional Ceará, Djanira Bezerra Lopes, que agradeceu ao comparecimento da maioria das Associações Vicentinas da Arquidiocese de Fortaleza e salientou a importância de nós todos estarmos reunidos, logo depois o momento foi encerrado com uma Celebração Eucarística ministrada pelo assessor do encontro.

Este foi um momento de comunhão, entre os vicentinos e suas associações, onde Deus abençoou a todos e derramou suas graças sobre eles.

Fonte: Site da Província de Fortaleza