Atualidades

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”

Nos últimos anos temos tido sempre uma temática a orientar a vida e a missão evangelizadora da Igreja, seja de modo universal, seja nacionalmente ou para a Igreja Arquidiocesana.

A partir do dia 26 deste mês de novembro, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, estaremos celebrando em todo o Brasil um ANO DO LAICATO. Sua finalidade é ressaltar a grande dignidade dos fiéis cristãos como cidadãos de pleno direito no seu ser e missão na Igreja e no Mundo.

Com o tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, a iniciativa do Ano Nacional do Laicato, de acordo com o papa Francisco, deseja fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”. O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós. Possamos ouvir Jesus Cristo que nos chama e nos envia para seremos sal, luz e fermento na massa.  Através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, possamos nos empenhar em transformar as injustiças em relações de paz e amor.

Assim estaremos comemorando os 30 anos do Sínodo ordinário sobre os leigos (1987) e os 30 anos da Exortação Apostólica do Santo Padre João Paulo II – Christifideles Laici – sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988); a estimular a presença e a atuação dos Cristãos leigos e leigas “verdadeiros sujeitos eclesiais” (D. Ap. 497), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade.

No próximo dia 26 de novembro – Domingo, com início às 18h30min, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, Missa de abertura do Ano Nacional do Laicato, quando, encerrando o Ano Litúrgico, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo.

A palavra “leigo” tomou um significado negativo na linguagem comum, como alguém que é ignorante de alguma coisa, não preparado em algum assunto; mas originalmente e etimologicamente não foi assim, pois quer dizer “cidadão”. Assim a entende e usa a Igreja, quando se refere aos fiéis. Os fiéis cristãos são cidadãos do Reino de Deus, de direito e de fato. De direito, pois recebem esta dignidade por graça divina, como membros de Cristo e da Igreja, filhos e filhas de Deus em Cristo pela ação de Seu Espírito. Portanto discípulos de Cristo e herdeiros com ele do Pai do Céu. A mesma missão de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado para realizar no mundo o Reino de Deus e a ele chamar toda a humanidade, torna-se a missão dos discípulos como transformadores na graça divina de toda a realidade humana. Assim, de fato, há uma dignidade ao se fazer parte da Igreja como membro de pleno direito. E esta dignidade lhe dá a missão de levar a todo o mundo a transformação no Amor realizada por Cristo. Assim os leigos cristãos são operários do Reino de Deus que vai fermentando toda a história da humanidade, as realidades da vida na terra, as relações da sociedade dos homens, rumo ao Reino que se fará definitivo por obra de Deus e colaboração dos homens. E todas as dimensões da realidade humana e social recebem da força do Evangelho de Cristo através da atuação dos cidadãos do Reino de Deus – “leigos e leigas cristãos , sal da terra e luz do mundo, numa Igreja em saída a serviço do Reino”.

Esta celebração do Ano Nacional do Laicato quer despertar e motivar toda a atividade cristã responsável na vida mesma da Igreja e na transformação das realidades do mundo na construção do porvir definitivo que já fecunda a vida na terra.

 + José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Síndrome de Down

Missa em Homenagem as pessoas com Síndrome de Down

Igreja e Política

Monjas Concepcionistas

Religiosa Concepcionista emite votos na solenidade de São José

ciclo de estudo

Segundo dia do Ciclo de estudos da Campanha da Fraternidade 2019

padre anízio

Missa de Posse do novo reitor e pároco do santuário no próximo dia 10/04


QR Code Business Card