Dom Belisário faz balanço da reunião do Conselho Permanente da CNBB

Terminou nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, a primeira reunião do Conselho Permanente da CNBB em 2013. Um encontro muito importante, pois realiza a preparação próxima para a Assembleia Geral (AG) dos Bispos, que será realizada em abril. “E o tema central da AG mexe muito com todos nós ‘comunidade de comunidades: uma nova paróquia’”, recorda o presidente em exercício da CNBB, dom José Belisário da Silva.

Entre diversos temas tratados, os bispos ouviram uma análise da conjuntura da juventude brasileira, como recorda dom Belisário. “Nós tivemos a oportunidade de ouvir dois jovens sobre esse assunto, e percebi que ao contrário do quadro negativo que muitas vezes existe por aí, fico com a impressão de um quadro positivo, especialmente na valorização que os jovens dão à família”.

Foi aprovada pelo Conselho Permanente uma carta do episcopado brasileiro sobre a discussão do novo marco regulatório da Mineração, cuja proposta o governo federal deverá enviar ainda este mês para o Congresso Nacional. ”Estamos mandando uma carta à presidente Dilma Roussef e a todos os interessados sobre as nossas preocupações sobre esse assunto, especialmente na questão do meio ambiente e com as pessoas atingidas por esta atividade econômica”, explicou dom Belisário.

Notícia da CNBB.