Do Vaticano para o Brasil: Professor Guzmán Carriquiry ministra palestra em Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro sobre impacto do Pontificado de Francisco no mundo

Vice-Presidente da Comissão Pontifícia para América Latina apresenta o tema “O Pontificado de Francisco: As surpresas de Deus, a alegria do Evangelho e a esperança dos povos”

Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro recebem o professor Guzmán Carriquiry Lecour, em novembro. “O Pontificado de Francisco: As surpresas de Deus, a alegria do Evangelho e a esperança dos povos” é o tema de sua palestra nos dias 3, 8 e 11 de novembro, respectivamente.

O Prof. Dr. Guzmán CarriquiryLecour, Primeiro Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina, nomeado pelo Papa Francisco em maio de 2014, participará de Conferência promovida pela Comunidade Católica Shalom e pela Arquidioceses de Fortaleza, Brasília e São Sebastião do Rio de Janeiro. Em Fortaleza, o encontro acontecerá na Assembléia Legislativa, no dia 3 de novembro, às 19 horas, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes.

Carriquiry trabalha há mais de 40 anos na Santa Sé e foi colaborador ativo e próximo de Paulo VI, João Paulo I, São João Paulo II e Bento XVI. Amigo e colaborador próximo do Papa Francisco desde o tempo como Arcebispo de Buenos Aires. Foi nomeado por este Pontífice, Secretário encarregado da Vice-Presidência da CAL, sendo, por conseguinte, o primeiro leigo a ocupar um cargo desta importância no Vaticano.

Durante visita ao Brasil, o secretário da Pontifícia Comissão para América Latina visitará a Comunidade Católica Shalom, a fim de conhecer mais profundamente suas atividades de Evangelização e Promoção Humana. Para Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, tratar-se-á de uma visita de profundo e mútuo enriquecimento: “há cerca de vinte anos o professor Carriquiry conhece a Comunidade Católica Shalom e nesta segunda vez em que ele nos visita, poderemos aprofundar o grande dom de Deus que é o pontificado do Papa Francisco através de alguém que não somente é próximo do Papa, como também tem acompanhado com olhar atento a história da Igreja nos seus últimos quarenta anos. É preciso lembrar que esta visita ocorre em momento muito oportuno: o Jubileu da Misericórdia. Tempo no qual a Comunidade busca, através das suas obras de Evangelização e Promoção Humana, corresponder ao convite do Papa de sermos Misericordiosos como o Pai. Aprofundaremos, assim, os laços de amizade que nos unem”.

Mais informações:

Professor Guzmán CarriquiryLecour – nasceu em Montevideo (Uruguai) no ano de 1944. Completou seus estudos na Universidade da República, em Montevideo, na qual se graduou com o título de Doutor em Direito e Ciências Sociais.

Participou como expert, por duas designações pontifícias, em quatro AssembleiasGerais do Sínodo Mundial de Bispos e participou como perito em três Conferências

Ministrou cursos e seminários em diversas universidades pontifícias e estatais de Roma e em países como Suíça, Chile e Argentina, além de muitos outros centros culturais. A Universidade de Santo Tomás de Aquino (UNSTA) e a pontifícia Universidade Católica Argentina Santa María de Buenos Aires (UCA) lhe conferiram o título de doutor honoris causa e a Universidade Católica do Uruguai, a “Grande Medalha de Honras”.

Comunidade Católica Shalom: A Comunidade Católica Shalom (Associação Internacional de Fiéis), hoje com 34 anos, é formada por missionários católicos que consagraram suas vidas com o vivo propósito de evangelizar e formar filhos de Deus para a Igreja. Desde a sua origem, realiza diversas ações evangelizadoras, de modo especial, para com os jovens.

Estando presente em mais de 100 Dioceses no Brasil e em cerca de 25 outros países, a Comunidade Católica Shalom é fundamentada na experiência com Cristo Ressuscitado e procura testemunhar para os homens de hoje o único e mesmo Evangelho, mas com uma nova linguagem, novos meios e novos métodos.

Serviço:

Evento: Conferência comProf. Dr. Guzmán Carriquiry Lecour, secretário da Pontifícia Comissão para América Latina

Dia 03 de novembro às 19h – Fortaleza: Auditório João Frederico Ferreira Gomes, na Assembleia Legislativa / Edifício Anexo II. R Barbosa de Freitas, s/n. 6º andar.

Contatos Assessoria de Imprensa:

Jornalista Kamila Lopes (MTB 2290) (85) 9.8194.0096/ (85) 9.8877.6690

profesor-guzman-carriquiry