Diretório de Comunicação deve ser aprovado em março de 2014

IMG 8598

Previsto para ser aprovado durante o Conselho Permanente da CNBB (CP), em março do próximo ano, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil foi objeto de estudo e avaliação durante o 1º Encontro dos bispos referenciais e coordenadores regionais de comunicação, de 23 a 25 de agosto, em Brasília.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa explicou que o texto recebeu as correções e ajustes solicitados na Assembleia Geral e foi enviado, no início deste mês, para os bispos do Brasil. De acordo com dom Dimas, o Conselho Permanente, que acontecerá em outubro deste ano, deverá estudar o Diretório e dará os encaminhamentos finais para a aprovação.

“Os participantes deste primeiro encontro de bispos e coordenadores regionais de comunicação deram uma importante contribuição para o nono capítulo do Diretório, que trata precisamente da Pastoral da Comunicação”, avaliou dom Dimas. Para o bispo, a presença desta liderança contribui para crescimento da atividade de comunicação nas dioceses e regionais, já que são eles os principais articuladores da Pascom.

O encontro foi coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, com presença dos assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e padre Clóvis Andrade de Melo. O tema central do evento foi “Cultura digital e evangelização” e contou com a assessoria do doutorando e professor, Moisés Sbardelotto (Unisinos).

Projeto Nacional
Na oportunidade, uma equipe ficou designada para a reelaboração do Projeto Nacional da PasCom à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que após aprovação pela coordenação nacional servirá como base para os projetos regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral da Comunicação. Sobre a Rede de Informática na Igreja do Brasil (RIIBRA), padre Clóvis apresentou a proposta do projeto, expondo os desafios e esforços que a CNBB tem investido para concretizar esta iniciativa da Igreja em rede e na rede, a partir a utilização das tecnologias e mídias digitais.

A participação dos bispos referencias da comunicação nos regionais no encontro reforçou o empenho da Igreja na atividade da PasCom. São eles: dom Sérgio Eduardo Castriani, de Manaus (AM); dom Carlos Verzeletti, de Castanhal (PA), dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, de Fortaleza (CE), dom Itamar Viana, de Feira de Santana (BA), dom Plínio José Luz da Silva, de Picos (PI), dom José Moreira de Melo, de Itapeva (SP) e dom Frei João Wilk, de Anápolis (GO).IMG 8640

“Foi um momento histórico. Se esse encontro não tivesse acontecido nós teríamos uma falha muito grande no Diretório de Comunicação. A contribuição que os bispos, padres, religiosas e leigos trouxeram a partir de suas experiências é indescritível”, revela Ir. Élide. A assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB destacou, ainda, que a “unidade do grupo tem sido imprescindível para continuar com o trabalho consistente da Comunicação da Igreja no Brasil”.

O 4º Encontro Nacional da PasCom previsto para período de 24 a 27 julho de 2014 também foi assunto em pauta. Foram dados os encaminhamentos necessários para as motivações e organização da participação dos regionais e dioceses.

mais informações:

Veja mais Fotos do Encontro.