DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS - Comunicação Social do Regional Nordeste I | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS – Comunicação Social do Regional Nordeste I

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS – Comunicação Social do Regional Nordeste I e Paulinas

No próximo dia 8 de maio a Igreja celebra o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, promulgado pelo Decreto Inter Mirifica, nele encontramos a afirmação: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. (n. 18).dia-mundial-da-comunicação

Com a finalidade de levar adiante a atenção-ação nesse importante setor da comunicação, e lembrando o reconhecimento que o decreto Inter Mirifica (Concílio Vaticano II) externara sobre a importância da comunicação, o Papa Paulo VI, cria, em 1964, através do documento In fructibus multis, a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos Padres Conciliares.

A fim de colocar em prática as recomendações já mencionadas, a Pontifícia Comissão, após receber o parecer de presidentes de Comissões Episcopais, em 1964 e 1965, sobre como aplicar o que foi estabelecido no n.18 do Inter Mirifica, criou o Dia Mundial das Comunicações Sociais (em 1966), com a aprovação do Sumo Pontífice. E no dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado sempre no domingo da Ascensão).

Para celebramos esse grande evento a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social do Regional NE 1 em parceria com as Paulinas Livraria realizará no próximo dia 30 de abril, das 8h às 11h, no Auditório da Igreja de Fátima, uma mesa redonda com o tema da mensagem do papa Francisco para esse cinquentenário.

A mesa será composta por Irmã Joana Puntel, irmã paulina, pós doutorada em Comunicação; Marta Andrade – Coordenadora Da Pascom Arquidiocesana, Pe. Francisco Oliveira, Chanceler e Assessor de Comunicação da Diocese de Itapipoca e Inês prata, jornalista do Jornal O Povo.

A inscrições são gratuitas e deverão serem feitas nas livrarias Paulinas (Centro ou Aldeota). Esperamos contar com a presença de todos os membros de pastorais de comunicações, assim como padres, seminarista e todos os interessantes em comunicação.

Por Alex Ferreira  – Coordenador da Comissão para a Comunicação

Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação do Regional Ne 1

pascomcnbbne1@gmail.com 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Santa Dulce dos Pobres

Parabéns a todas as crianças da Arquidiocese, Arcebispo, Bispos, Padres, Funcionários e colaboradores na Missão do Reino de Deus

Missa solene em ação de graças pela canonização da Irmã Dulce

Começa montagem do XII Evangelizar Fortaleza

Breve história de Nossa Senhora de Aparecida


QR Code Business Card