DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS – Comunicação Social do Regional Nordeste I e Paulinas

No próximo dia 8 de maio a Igreja celebra o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, promulgado pelo Decreto Inter Mirifica, nele encontramos a afirmação: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. (n. 18).dia-mundial-da-comunicação

Com a finalidade de levar adiante a atenção-ação nesse importante setor da comunicação, e lembrando o reconhecimento que o decreto Inter Mirifica (Concílio Vaticano II) externara sobre a importância da comunicação, o Papa Paulo VI, cria, em 1964, através do documento In fructibus multis, a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos Padres Conciliares.

A fim de colocar em prática as recomendações já mencionadas, a Pontifícia Comissão, após receber o parecer de presidentes de Comissões Episcopais, em 1964 e 1965, sobre como aplicar o que foi estabelecido no n.18 do Inter Mirifica, criou o Dia Mundial das Comunicações Sociais (em 1966), com a aprovação do Sumo Pontífice. E no dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado sempre no domingo da Ascensão).

Para celebramos esse grande evento a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social do Regional NE 1 em parceria com as Paulinas Livraria realizará no próximo dia 30 de abril, das 8h às 11h, no Auditório da Igreja de Fátima, uma mesa redonda com o tema da mensagem do papa Francisco para esse cinquentenário.

A mesa será composta por Irmã Joana Puntel, irmã paulina, pós doutorada em Comunicação; Marta Andrade – Coordenadora Da Pascom Arquidiocesana, Pe. Francisco Oliveira, Chanceler e Assessor de Comunicação da Diocese de Itapipoca e Inês prata, jornalista do Jornal O Povo.

A inscrições são gratuitas e deverão serem feitas nas livrarias Paulinas (Centro ou Aldeota). Esperamos contar com a presença de todos os membros de pastorais de comunicações, assim como padres, seminarista e todos os interessantes em comunicação.

Por Alex Ferreira  – Coordenador da Comissão para a Comunicação

Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação do Regional Ne 1