Devotos lotam Quadra da Gruta para Santa Missa de Encerramento da Festa 2016

Ano após ano, a história se repete. É assim, o culto a São Francisco das Chagas na região de Canindé, que este ano, comemora 258 anos de devoção ao santo.

A romaria, principal manifestação dessa crença popular, chega hoje ao seu final depois de 10 dias de missas, novenas, procissões, confissões, batizados e louvores ao padroeiro.
Canindé cidade encravada no Sertão do Ceará, conhecida internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas demonstrou mais uma vez sua devoção por São Francisco das Chagas, padroeiro da cidade. Nos últimos 10 dias, inúmeras demonstrações de fé foram registradas por parte dos fiéis e devotos que se deslocaram até o Município. Os festejos alusivos ao santo foram repletos de missas, cumprimento de promessas, orações, novenas e outras manifestações religiosas.

Na manhã deste domingo às 10hs, houve a Missa oficial de encerramento, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi. ‘’Era um jovem que tinha ilusões com a grandeza. Se decepcionou. “Encontrou o amor de Deus e descobriu o verdadeiro sentido da vida, a humildade, a simplicidade e o apreço por todas as coisas criadas por Deus”. Com essas palavras, o dom iniciou sua pregação. Pelo menos e 12 mil fiéis compareceram ao evento, iniciado às 10 horas, na Quadra da Gruta.

Participaram da celebração o Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos, o pároco e reitor Frei Marconi Lins, o Guardião da Casa de São Francisco Frei Sérgio Moura e os demais padres que participam da romaria. Frei Jonaldo Adelino que animou as nove noites de novenas também participou da santa missa.

Na tarde de hoje – 17 horas, a procissão leva a imagem de “São Francisquinho” pelas ruas do Centro. A imagem foi trazida para Canindé em 1775 e só deixa a Basílica uma vez por ano, no aniversário de São Francisco.

Confira algumas imagens da Santa Missa:

FONTE – Site do Santuário de São Francisco de Canindé