Curso do Centro Dom Helder Câmara oferece formação política para cristãos leigos em Brasília

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep) oferece mais uma edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato disponibiliza 50 vagas e já conta com inscrições abertas.

Tradição do organismo, a formação política para cristãos leigos fomenta o pensamento social à luz da doutrina da Igreja. Com duração de aproximadamente um ano e meio e carga horária de 360h, o curso é dividido em duas partes: a presencial que é realizada em Brasília (DF) e a distância, em parceria com a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Segundo o bispo de Caçador e presidente da Comissão para o Lacaito, dom Severino Clasen, o curso oferecerá orientações para que os cristãos leigos possam de fato assumir a sua cidadania no mundo da política. “É importantíssimo preparamos também os cristãos leigos conforme a doutrina social da igreja para governar, para administrar os nossos municípios, estados e a nossa nação”, afirma.

Direcionada a lideranças das comunidades eclesiais, pastorais sociais, movimentos, conselhos de leigos, organismos ou pessoas com responsabilidades em organizações e movimentos sociais, a formação conta com uma ementa variada, entre os temas abordados estarão: “A Legislação Eleitoral do Brasil”; “Noções de Bioética”; Cidadania e Direitos Humanos”; “Agroecologia” entre outros.

As inscrições terão início no dia 1º de agosto e podem ser feitas através do site do Cefep até o dia 3 de novembro. A primeira parte presencial ocorrerá nos dias 14 a 27 de janeiro de 2018. Mais informações: (61) 3349-4623 ou (61) 2103-8300.

“Venha conosco e participe do Curso de Formação de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas!”, exorta dom Severino.

Cefep
O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara é um serviço à formação política dos cristãos leigos e leigas, sob a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB. Atualmente é baseado em três eixos de atuação e possui o objetivo de contribuir com a formação de liderança inseridas na política, a partir de uma reflexão bíblica e teológica, das ciências sociais e da filosofia.