Coordenação Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM se reúne em Aquiraz – CE

Aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, a reunião da Coordenação Nacional do SPM, com Dom José Salles, bispo presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e membro da Comissão Especial do Enfrentamento ao Tráfico Humano e da Mobilidade Humana da CNBB.

A vinda ao Ceará se deu a partir da politica de gestão do SPM, em descentralizar as reuniões de coordenação nacional, em dinamizar e empoderar nossas trocas de saberes migratórios e do convite da Equipe local, afim de  conhecer os trabalhos e poder contribuir para uma reflexão sobre os diversos momentos do fluxo migratório.

O objetivo desta reunião foi refletir sobre a Conjuntura atual através da Construção coletiva e realidades locais, partilhando os desafios e esperanças e  construir alternativas para uma ação pastoral e um trabalho de Comunicação em rede.

Nesta oportunidade a equipe da Pastoral dos Migrantes de Fortaleza – CE  brindou com Historia da Incidência politica do SPM em Fortaleza (Equipe CE), uma trajetória que iniciou no ano de 1995 e se consolidou em 1996, um processo de semeadura que continua dando bons frutos até os dias atuais. A equipe, formada por Irmãs Scalabrinianas e colaboradores/as, profissionais da área do direito, atuam junto à população ameaçada de expulsão pela construção do Porto do Pecém. Também  atuou em defesa das mulheres imigrantes presas, estudantes africanos, refugiados sírios, paquistaneses e afegãos. Os migrantes e refugiados se fortaleceram com a Pastoral dos Migrantes, criando associações e dando visibilidade às suas causas. Assumindo cada vez mais seu protagonismo.

Outras questões também foram abordadas durante esses dias, entre elas a “Incidência Politica” onde contaremos com Adriano Martins, assessor do CAÍS/Misereor. Este momento ajudará a entender “o que é incidência, pra que serve, e como entender se estamos incidindo ou não”. Neste momento atual, nesta experiência de vida e após a campanha Compartilhe a Viagem, campanha coordenada pela Caritas Brasileira, surge uma nova possibilidade de articulação e incidência em rede SPM e Caritas.

Ir. Idalina Pellegrini
P/Coordenação da Pastoral do Migrante