CONSER: Bispos e governo estadual dialogam sobre Segurança Pública no Ceará

A primeira reunião, de 2018, do Conselho Episcopal Regional (CONSER) da CNBB Nordeste 1 teve início nesta segunda- feira, dia 25 de junho, pela manhã, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, onde os bispos das dioceses do Ceará se reuniram com o governador Camilo Santana. A pauta principal foi a análise das propostas apresentadas, pela conferência, no documento sobre Segurança Pública no Estado.

Essa temática já foi discutida em outro encontro com o governador, mas dois motivos fizeram os bispos retomarem essa discussão: o tema da Campanha da Fraternidade 2018, que fala sobre superação da violência, e o agravamento desse cenário no Estado. “Queremos com isso colaborar para a paz e a justiça no nosso Estado, não só levantando questões, mas também apresentando propostas de encaminhamentos e soluções”, justificou o secretário da CNBB Regional, dom Antônio Cavuto.

As propostas giraram em torno da promoção e respeito aos direitos humanos no centro da concepção de uma segurança cidadã, com fortalecimento e ampliação de formas de participação e controle social; prioridade absoluta de crianças, adolescentes e jovens e combate a todas as formas de opressão (racismo, lgbtfobia e violência de gênero); fim do encarceramento em massa, da degradação da vida nas prisões e reformulação dos centros educacionais; e, o desarmamento, controle de armas, tendo em vista um sistema criminal mais eficiente.

À medida que era lido cada tópico das propostas, o governador, com seus secretários, esclarecia o que já havia sido feito, apresentando também os projetos que estão em execução.

Leia mais aqui