Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Consep de maio tem início em Brasília

Consep14052013aNa manhã desta terça-feira, 14 de maio, os bispos que compõem o Consep sem contar com a presença de cinco presidentes de comissões episcopais pastorais e do presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno que participa de um encontro do CELAM, iniciaram o trabalho ordinário de discussão e acompanhamento da pastoral no Brasil.

Dom José Belisário preside a reunião que é mediada pelo secretario geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. No início do encontro, dom Leonardo informou que recebeu a visita de dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul que veio comunicar visita pastoral de Bartolomeu I à Argentina, ao Peru e ao Brasil, em novembro de 2014. Haverão encontros com os bispos locais, e ele também deseja um encontro com a CNBB. Para que este encontro se realize, será preciso fazer uma alteração na data do Consep do mês de novembro de 2014, antecipando-o em uma semana. Dom Francesco Biasin, presidente da Comissão para o Ecumenismo, falou que será uma oportunidade única de estreitar os laços com a Igreja de Constantinopla e mostrou a necessidade de se aprofundar o diálogo com esta comunidade cristã. Dom Leonardo colocou em votação, e foi aprovada a antecipação, em uma semana, a data do Consep de novembro 2014.

Ainda na parte da manhã, os bispos voltaram aos encaminhamentos de estudos e aprofundamentos a respeito do tema central da última assembleia geral que foi “comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Ficou decidido que um dos encontros do Consep do próximo semestre será dedicado ao estudo do tema das paróquias com a participação de especialistas e dos assessores da CNBB. Os membros do Consep consideraram a importância do estudo dos fundamentos teológicos da paróquia e da mobilização das comunidades na reflexão sobre o texto enviado pela assembleia geral.

A reunião do Consep que deve se estender até quinta-feira, 16 de maio, ainda terá uma análise de Conjuntura, reflexão sobre Campanha da Fraternidade 2014 e apresentação das Comissões Episcopais. Está prevista também como destaque, uma reflexão com Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter Religioso. Além disso, os bispos também vão tratar da pauta do próximo encontro do Conselho Permanente da CNBB.

Por CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais