Com lançamento hoje (31), Muticom será transmitido pelas redes sociais

Nesta quarta-feira (31) a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, sediará o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá de 9h às 11h no auditório do Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a programação do encontro haverá uma palestra sobre o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, ministrada pelo padre Ermanno Allegri, Diretor Executivo da Agência de Notícias ADITAL, com sede em Fortaleza, no Ceará.

Durante as atividades será apresentada a programação completa do lançamento que se estende até o domingo, dia 04 de novembro. O Muticom será transmitido em tempo real pelas redes sociais através dos links que serão disponibilizados para os internautas acompanharem a solenidade de lançamento e a palestra. Para assistir à transmissão, siga o perfil no twitter ou curta a página no facebook.

Além disso, a equipe organizadora do 8° Muticom convoca os internautas a participarem de um twittaço que será realizado no decorrer do evento. O público pode participar utilizando a hastag #8muticom para se referir a qualquer assunto relacionado ao evento. A iniciativa tem o propósito de fortalecer a interação entre os comunicadores numa ação coletiva de divulgação do encontro.

O evento reúne comunicadores, profissionais, pesquisadores, professores, agentes de pastoral, bem como os comunicadores populares para promover um espaço de diálogos sobre democratização e as políticas de comunicação social existentes na atualidade. O objetivo é debater, a partir da reflexão conjunta entre os participantes, sobre a diversidade de temas que são fundamentais para o desenvolvimento da comunicação.

Cada Mutirão trabalha com um tema motivador, por meio de Palestras e de Painéis que desdobram o tema central, buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da comunicação. Além disso, o evento conta com a realização de Grupos de Trabalho (GT’S), que promovem a troca de experiências no âmbito da comunicação. Através desta programação, os Mutirões propõem um espaço de construção coletiva, que pretende inovar as práticas e sinalizar o pensamento da comunicação no ambiente social.

Histórico do Muticom

O Mutirão Brasileiro de Comunicação surgiu em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990. O evento é uma organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Arquidiocese de Natal, dentre outras instituições, além de ser um projeto de extensão da UFRN. Será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, na UFRN, em Natal (RN).

Sobre o padre Ermanno Allegri

O padre Ermanno Allegri é italiano, naturalizado brasileiro. Há 34 anos vive no país, onde foi coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente, é diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), que tem sede em Fortaleza (CE). A ADITAL é uma agência de notícias que, segundo o diretor, nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional. O endereço da Agência, na internet, é www.adital.com.br.

Notícia da Adital.