Cidades europeias terão espetáculos musicais sobre a família

Baslica Sagrada Famlia Barcelona 245x245O Pontifício Conselho para a Família apresentou no último sábado, 16, o projeto “O grande mistério: o Evangelho da Família, escola de humanidade para os nossos tempos”. A iniciativa compreende uma série de eventos, com espetáculos musicais em diversas cidades europeias no ano dedicado à reflexão sobre a família, em vista à próxima assembleia sinodal de outubro.

O projeto é uma parceria entre o Pontifício Conselho para a Família e o maestro e cantor lírico italiano, Andrea Bocelli. Tanto Andrea como o presidente do Pontifício Conselho, dom Vincenzo Paglia estiveram na coletiva de imprensa, ao lado do cardeal Luís Martínez Sistach, arcebispo de Barcelona, primeira cidade a receber o evento, na basílica da Sagrada Família.

A Basílica da Sagrada Família

Em sua intervenção, o cardeal Martínez destacou que a basílica da Sagrada Família tem uma dimensão universal, sendo visitada por mais de 3 milhões de peregrinos, provenientes dos cinco continentes. Além da sua beleza singular, a basílica de Barcelona é rica de simbologia bíblica, teológica e litúrgica.

Ele ressaltou também que a iniciativa se abre a um templo dedicado à Sagrada Família, e se propõe “presentear com charme a transcendência do mistério da família cristã, que consiste em uma comunidade íntima de vida e amor entre os cônjuges e entre pais e filhos e irmãos, e ainda entre a sociedade e a Igreja”.

“As grandes virtudes e valores das famílias cristãs são necessárias e urgentes na sociedade hoje. Não podemos esquecer o Concílio Vaticano II, que falando do matrimônio e da família, nos disse que o bem das pessoas, da sociedade e da Igreja está estreitamente ligado à prosperidade da comunidade conjugal e familiar”, acrescentou.

O arcebispo encerrou afirmando que “a basílica da Sagrada Família é uma manifestação do grande mistério de Deus e do homem. No nosso tempo, em que o homem trata de construir sua vida sem Deus, como se Ele não tivesse nada que dizer-lhe, este templo tem um grande significado. (Antoni) Gaudí, com sua obra magna, nos mostra que Deus é a verdadeira medida do homem. A basílica é, no meio de uma grande cidade, um espaço de beleza, fé e esperança, que leva o ser humano ao encontro com Aquele que é mesmo a verdade e a beleza”.

Com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé e imagem do News.va

Fonte: CNBB