Celebração do Lava-Pés | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Celebração do Lava-Pés

Nesta Missa celebram-se três acontecimentos muito importantes: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor[1]. Assim sendo, “a Igreja, dando início ao Tríduo pascal, tem o cuidado de fazer memória daquela última Ceia em que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e de vinho e as deu aos apóstolos como alimento e mandou aos seus sucessores no sacerdócio fazerem disso a oferta”. A liturgia da Palavra leva à reflexão sobre o amor com que Jesus mesmo nos amou e a refletir como o amor tem sido vivido entre as pessoas, inclusive com aquele gesto do lava-pés, que significa serviço ao próximo. O lava-pés foi o gesto de serviço de Jesus aos seus Apóstolos – para que esses, e seus sucessores, depois fizessem a mesma coisa.

Por isso, sacerdócio ministerial (aquele dos Bispos e Padres) instituído pelo Senhor Jesus é  vivência da prática do amor – como doação de serviço pelo rebanho do único Pastor. É de S. João Maria Vianney a célebre frase: “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”. A Eucaristia é o modo de como o Senhor Jesus pôde permanecer entre os seus, e que chega aos fiéis pela atuação do sacerdócio ministerial, fruto do amor do coração de Jesus.

Nesta Missa “In Cena Domini” celebrada na tarde da Quinta-Feira Santa a Igreja inicia o Solene Tríduo Pascal e propõe comemorar aquela “Última Ceia” na qual o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e o seu Sangue sob as espécies do pão e do vinho, e os entregou aos Apóstolos para que os tomassem e mandou-lhes, a eles e aos seus sucessores no ministério apostólico sacerdotal, que continuassem oferecendo-os da mesma forma como ele fez (Cf. 1 Cor 11,24-25).

Reconhecendo ali a presença real do Cristo, somos capazes de cantar: “Tão sublime sacramento, adoremos neste altar”.

Fotos by Janayna Gomes e Silvio Martins – Pascom da Arquidiocese de Fortaleza



Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Santa Dulce dos Pobres

Parabéns a todas as crianças da Arquidiocese, Arcebispo, Bispos, Padres, Funcionários e colaboradores na Missão do Reino de Deus

Missa solene em ação de graças pela canonização da Irmã Dulce

Começa montagem do XII Evangelizar Fortaleza

Breve história de Nossa Senhora de Aparecida


QR Code Business Card