Celebração do Domingo de Ramos

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, com a Procissão e a Bênção dos Ramos.

“Neste dia a Igreja recorda a entrada do  Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal.”   ( Missal Romano pág.228 )

No Brasil, nesse domingo, será feita a Coleta Nacional da Solidariedade, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2017.

Hoje, dia 9 de abril deste ano de 2017 a Igreja Católica celebra o “Domingo de Ramos”. É a festa litúrgica que celebra a entrada triunfal e messiânica de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. É também o primeiro dia da Semana Santa. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de oliveiras e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava “Hosana ao Filho de Davi!” e “Bendito o que vem em nome do Senhor!”. Assim, Jesus entrou triunfantemente em Jerusalém despertando nos fariseus e mestres da lei muita inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e, morte de cruz.

Fotos by Marta Andrade – Pascom da Arquidiocese de Fortaleza