Católicos movimentam o Ceará no Carnaval

Mais de 100 locais reunidos simultaneamente no Ceará, um público superior a 40 mil pessoas serão alcançadas diariamente.

O Carnaval se aproxima e muitas pessoas estão se programando para viajar, alugarem casas, fazem festa. É um período onde muitas coisas boas acontecem, como famílias que se reúnem. Mas também é um tempo onde muitas situações de risco e até tragédias podem acontecer devido ao grande uso de drogas e álcool, além do forte apelo sexual que o período representa à juventude, principalmente.

A Renovação Carismática Católica do Ceará realiza neste período o RENOVAR, o Encontro de Carnaval da RCC, que nasceu em Fortaleza e já chegou a todas as dioceses do estado buscando um Carnaval não só diferente, mas que proporcione uma verdadeira mudança de atitude [um ‘Renovar’ na vida das pessoas]. Serão mais de 100 locais, reunidos simultaneamente, com o mesmo objetivo: a evangelização. O Renovar espera reunir um público de cerca de 120 mil pessoas nos três dias de evento no Ceará.

Somente em Fortaleza serão cerca de 70 locais onde o Renovar acontece e a preparação para o evento é marcada pela divulgação e os denominados “pré-renovar”, onde grupos de oração, comunidades e paróquias intensificam os convites para os participantes dos encontros, visando oferecer uma opção às festividades de carnaval. Já na região do Cariri são outros 25 locais realizando o Renovar.

A Alegria e o convite

A unidade é ponto forte do evento, que traz a mesma identidade visual em todos os locais, bem como a mesma temática: “Meu espírito exulta de alegria” (Lc 1,47). Com Louvor, Oração, apresentações artísticas, Adoração e Santa Missa, o Renovar acontece na maioria das 130 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza e também nas 8 dioceses do interior do Estado.

No Henrique Jorge será realizado o pré-renovar, com carreatas e blitz nas avenidas do bairro. Já em Maracanaú/CE o Ministério Jovem faz ‘arrastões’ para divulgar o encontro pelas ruas, praças e até no mercado público da cidade. Em muitos locais o Renovar é uma realização de vários grupos que se juntam para realizar um único evento com apoio da paróquia local.

Na internet, mais de 1.000 pessoas já mudaram a foto de perfil de sua rede social com a marca do evento, vários outros jovens fazem ‘montagens’ bem-humoradas ou selfie com camisetas para também divulgar o encontro de forma pessoal, utilizando a hashtag #Renovar2017. Mais de 7,5 mil pessoas estão curtindo a Página Oficial do Movimento na internet e acompanhando todas as publicações.

Ano Mariano

O Renovar 2017 também será em homenagem aos 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, tendo sido 2017 decretado pela Igreja, o Ano Mariano Nacional. Também a Renovação Carismática Católica completou neste ano seu jubileu de ouro, 50 anos de evangelização em todo o mundo, sendo mais um motivo de festa durante todo o encontro.

Renovar 2017.
Procure uma Comunidade ou Paróquia mais perto de você.
Informações: www.rccceara.org / (85) 99635 7359 / 99676 9127

Eder Machado
Ministério de Comunicação Social – RCC Ceará
www.rccceara.org / www.facebook.com/RCCCEoficial