Atualidades

Catequese Quaresma (I)

Iniciamos a Quaresma e mais uma vez o Senhor nos concede esse tempo de graça e de conversão; tempo favorável para pensarmos naquilo que devemos mudar e ao mesmo tempo de crescermos na amizade com Jesus. O Santo Padre, na sua Mensagem para a Quaresma 2018 encaminha nossos corações nessa direção ao dizer que (…) todos os anos (…) Deus na sua providência oferece-nos a Quaresma, ‘sinal sacramental da nossa conversão’, que anuncia e torna possível voltar ao Senhor de todo o coração e com toda a nossa vida”.

Por isso, quero lhe convidar para refletirmos juntos, nesses 40 dias, com temas que poderão nos ajudar a crescer na intimidade com o Senhor. Nessa primeira meditação tomemos o texto bíblico Jo 15,15b: “Eu vos tenho chamado de amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai eu tenho partilhado convosco”.

O Senhor nos chama de amigos, mas para tomarmos consciência da nossa amizade com Ele necessitamos da virtude da humildade. Uma boa Quaresma deve nos levar a sermos mais humildes. Como? Em primeiro lugar procurando descobrir quem sou diante de Deus; mas, também quem sou e como devo ser diante das pessoas, e procurar aprender com elas. Para isso é preciso se deixar formar, na humildade do Coração de Jesus. Para crescermos na humildade precisaremos ter cuidado com o pecado de orgulho e combatê-lo com todas as forças.

Um Amigo que partilha “os segredos do se Pai” (Mt 11,25) aos seus escolhidos espera que esses amadureçam noutra virtude: a Confiança. Confiar significa saber quem nos leva, quem nos guia; por isso, ao final da Quaresma deveremos ser homens que cofiam em Deus: diante de tudo o que vivo, na abundância e na miséria, eu confio em Deus; e confio por entender que Deus sabe do que eu preciso, que Ele conduz a minha vida (Mt 6,8). Verdadeiramente confiamos n’Ele? Um pecado que fere ao Coração de Jesus é que os que Ele escolheu não confiem na sua Graça.

No caminho quaresmal recordaremos os sofrimentos pelos quais o Senhor passou para nos salvar, e renovaremos a certeza de que Ele é Amor e Misericórdia. Por isso, nas diversas atividades que realizamos no nosso quotidiano lembremos de imitar a caridade pastoral que nasce do Amor do Coração de Jesus. Essa caridade pastoral é aprendida na oração, não vem de métodos e dinâmicas pastorais. Caridade pastoral, como a de Jesus é se fazer um com todos: “Para que todos sejam um” (Jo 17,21).

Queridos amigos, esse caminho de maturidade na amizade com Jesus, na humildade, confiança e caridade pastoral, exigirá a purificação da inteligência e da vontade, para que sejamos capazes de ver o todo, sem quebras, sem contradições e antagonismos. Um exercício necessário é a procura sincera e corajosa para vencer os vícios que por algum motivo trazemos conosco, já que enfraquecem a vontade. E para esse fim, os exercícios espirituais quaresmais, vividos a partir da graça de Deus nos ajudarão: jejum, sacrifício, oração, esmola, disciplina.

As práticas penitenciais devem fazer com que sejamos amigos sinceros do Senhor. O jejum, a esmola e a oração levar-nos-ão a sermos mais parecidos com o Amigo, na pobreza, na obediência e na castidade, ou seja, sem acúmulo de bens e na santa observância (para que com a ajuda de outros possamos vencer situações diversas) e na doação da vida por Aquele a quem nos entregamos, por inteiro. Alguns obstáculos podem surgir nesse caminho de crescimento da amizade divina e com as quais vez por outra nos deparamos. Vejamos:

 (I) A distração e possível afastamento na oração; e será necessário não dar muita atenção para isso e ocupar a mente com pensamentos bons, ir deixando que a Palavra vá exorcizando os pensamentos avessos na oração; (II). Os nossos pecados viciosos (“de estimação”) – quando vez por outra incorremos neles ficamos frustrados conosco mesmos, e esse sentimento pode ser usado pelo demônio, que quer destruir a presença de Deus nas nossas vidas; (III). Falta de perseverança naquelas práticas religiosas e de caridade, que também podem nos fazer esmorecer na vida de fé; (IV). Confusões irracionais entre Deus e a Igreja(autoridades) que pode nos fazer transferir para Deus a culpa dos outros. Muito cuidado, nisso tudo o inimigo é astuto (1 Pd 5,8).

Queridos amigos, se formos perseverantes no caminho de crescimento da nossa amizade com o Senhor muitos frutos serão colhidos, perceberemos que estamos sempre em renovação, em conversão, na vivência da caridade, daquele amor afetivo e efetivo. Depois, nossa amizade com o Senhor nos lançará a viver amizades fraternas e sadias com as demais pessoas; viveremos com alegria a caridade pastoral, porque estamos servindo a Deus. Tenderemos a aumentar nosso amor pela Palavra, aproximando-a da nossa vida; aumentará também o amor pela Eucaristia, à Virgem Maria, à Igreja, à humanidade, no cuidado para com todos.

Iniciamos nosso percurso quaresmal, para crescermos e amadurecermos na nossa amizade com o Senhor e podermos celebrar com alegria e verdade de coração a Páscoa! Empreendamos “com ardor o caminho da Quaresma(…). Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar” (Papa Francisco, Mensagem para Quaresma 2018).

Pe. Rafhael Silva Maciel
Roma, 14 de fevereiro de 2018
Quarta-feira de Cinzas

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Síndrome de Down

Missa em Homenagem as pessoas com Síndrome de Down

Igreja e Política

Monjas Concepcionistas

Religiosa Concepcionista emite votos na solenidade de São José

ciclo de estudo

Segundo dia do Ciclo de estudos da Campanha da Fraternidade 2019

padre anízio

Missa de Posse do novo reitor e pároco do santuário no próximo dia 10/04


QR Code Business Card