[Carta] Confraternização Natalina do Clero, Ordenações Diaconais

Fortaleza, 20 de novembro de 2018.

Circular 015/2018:
Confraternização Natalina do Clero, Ordenações Diaconais;
Encontro de Formação do Clero – Janeiro 2019.

Caríssimos Irmãos Presbíteros e Diáconos,

Alegria e Paz no Senhor que vem!

Celebraremos no dia 21 de dezembro, sexta-feira, já comas Primeiras Vésperas, o Aniversário de Dedicação de nossa Igreja Catedral, que ocorre no dia 22 de dezembro. Para as celebrações litúrgicas da Missa e da Liturgia das Horas deste dia, na Catedral e em toda a Arquidiocese, observe-se o que vem prescrito no Diretório da Liturgia CNBB – 2018: página 37.

Rubricas para a Celebração do Aniversario da Dedicação das Igrejas Catedrais

1. Quando o aniversário ocorre em dia de semana:

a) na própria igreja catedral: Solenidade
Ofício solene do Comum da Dedicação (com I Vésperas).
Missa do Comum da Dedicação: GI, Cr, Pf da Dedicação.
Leituras (três) à escolha no Lecionário (vol. III, pp. 235-249).

b) na Diocese: Festa
O
fício festivo do Comum da Dedicação.
Na Hora Média, ant. e salmos do dia de semana.
Missa do Comum da Dedicação: Gl, Pf da Dedicação.
Leituras (duas) A escolha no Lecionário (vol. III, pp. 235-249).

Esta data será mareada, como já é costume:

• pelo Encontro de Confraternização do Clero, a partir das08h00min até as 15h00min, na Cúria Metropolitana de Fortaleza – Seminário daPrainha, Fortaleza.
  • e na Catedral Metropolitana, as 18h30min Celebração Eucarística na qual serão realizadas as Ordenações, que neste ano serão Diaconais, conforme convites enviados. Para tal contamos com sua presença e com a participação de representação de sua Comunidade.

Aproveitamos a oportunidade para lembrar ainda a todos o nosso Encontro Anual de Formação do Clero, tendo como tema: Cuidando dos cuidadores – os desafios atuais na vida e ministério dos padres em continuidade com o tema 17º ENP: Com o tema “Presbítero: discípulo do Senhor e Pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espirito Santo vos constituiu como guardiões, para apascentar a Igreja de Deus…”(At 20, .28)

Nos dias: 8 de janeiro – terça-feira, com início às 07h30min,
até 11 de janeiro – sexta-feira, término com jantar.

Local: Seminário Arquidiocesano São José – Teologia,
Av. Alberto Craveiro, 2.300 – Castelão, Fortaleza
Taxa: R$ 350,00 com direito a hospedagem e refeições, sendo que, a inscrição deverá ser paga na chegada.

No dia 11 – sexta-feira – de manhã teremos Assembleia Geral do Clero; à tarde encontro por Regiões Episcopais e à noite jantar festivo.

Tendo em vista os preparativos necessários para este encontro, pedimos que confirmem com antecedência sua participação na Cúria Arquidiocesana na Sala do Clero.

Para nossa oração comum todos levem sua pessoal Liturgia das Horas, Túnica e Estola branca, pois não haverá disponibilidade das mesmas no local.

Com o nosso abraço fraterno, orações e votos de Santo Advento, Feliz Natal e

Abençoado Ano Novo!

Em Jesus e Maria,

José Antonio Aparecido Tosi Marques