Carta Circular: Missa dos Santos Óleos e as Coletas na Semana Santa

Fortaleza, 27 de março de 2017.

Circular 003/2017 – Missa dos Santos Óleos e as Coletas na Semana Santa

Aos Párocos e Vigários Paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais,
A todas as comunidades eclesiais.

Graça e Paz do Senhor!

Aproxima-se a Semana Santa e com ela os momentos mais altos da celebração litúrgica da Igreja na Páscoa do Senhor.

Estaremos unidos na Quinta-feira Santa, dia 13 de abril, às 8h, na Catedral Metropolitana, para a Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais.

Lembramos a todos os sacerdotes que, sendo Quinta-feira Santa este ano o dia 13 de abril, não são permitidas Missas a não ser as previstas para este dia do início do Tríduo Pascal, não podendo ser celebradas as Missas Votivas de Nossa Senhora de Fátima como é o costume geral nos dias 13 do mês.

Em duas oportunidades, todas as Comunidades Católicas são chamadas a expressar sua comunhão universal através dos bens em comum para socorrer necessidades da Igreja e dos fieis; estaremos realizando na Semana Santa:

1. A Coleta da Solidariedade – no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, em todo o Brasil. Esta coleta é a expressão do gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
  2. A Coleta “Pro Terra Sancta” – que se realiza em todas as Comunidades Católicas do mundo, na Sexta-feira Santa, para ser encaminhada aos Lugares Santos da Terra do Senhor e para as Igrejas daquela região (Palestina). Veja vídeo

Estas coletas, que são obrigatórias, deverão ser muito motivadas para que os fieis de todas as comunidades participem consciente e generosamente. Imediatamente após a Semana Santa, o resultado das mesmas deverá ser encaminhado à Cúria Arquidiocesana para ser enviado o mais brevemente ao seu destino.

Pedimos a todos os pastores que motivem as comunidades para estas Coletas que serão uma manifestação concreta de nossa comunhão eclesial.

Desejamos a todos e às comunidades a que servem como pastores os votos de Santa e Feliz Páscoa nas graças e alegrias do Senhor Ressuscitado.

Em Jesus e Maria,

Dom José Antonio Aparicido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza