Cardeal Sergio da Rocha abre encontro dos bispos do Nordeste

“Hoje, sem dúvida, é um dia bastante movimentado e de muita alegria!” Esta foi a expressão mais ouvida dos funcionários que trabalham no Condomínio Espiritual Uirapuru(CEU) e da equipe do Regional Nordeste Um da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, durante os preparativos e chegada dos 92 participantes do Encontro dos Bispos do Nordeste. O evento que teve início nessa terça-feira, 7 de agosto, em Fortaleza, reúne 82 bispos, 5 Secretários Regionais, 3 assessores, o ecônomo da CNBB e representante da Adveniat.

Com o seu sorriso largo, marca já registrada, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, anfitrião, deu as boas vindas e salientou “É uma graça muito grande ter aqui os representantes episcopais dos cinco regionais da CNBB que compõem a Região Nordeste” e convidou a todos se sentirem em casa.

Em seguida, os representantes das 23 instituições de misericórdia presentes no CEU começando conhecendo o Condomínio Uirapuru, apresentaram aos bispos de forma concisa o objetivo de cada casa, tais como:

Lar Santa Mônica – Acolhimento as meninas que sofreram violência sexual

Casa do Menor São Miguel Arcanjo – acompanhamento a meninos de rua

Sol Nascente – Acompanhamento de crianças e adultos com HIV/AIDS

O Caminho – Acompanhamento às pessoas que deixaram a prisão ( ex- presidiários)

Associação Nossa Senhora da Paz – Oferece reforço escolar para as crianças do bairro

Associação Novos Horizontes – trabalho com pessoa de rua

E ainda, a Toca de Assis, Folcolarinos, Canção Nova, Obra Lúmen e Shalom dentre outros.

Logo após, Dom Sergio da Rocha, Cardeal da Arquidiocese de Brasília e Presidente da CNBB iniciou a palavra dizendo: “É um prazer e alegria encontrar os irmãos bispos do nordeste. Este encontro foi sendo construído aos poucos. É claro que o principal objetivo é encontrar-se, estar juntos, partilhar a vida dentre outros. É claro que estamos aqui, também, para trabalhar e refletir nossa caminhada como Igreja a partir da realidade eclesial, social e cultural do Nordeste. Existe algo que nos une e também é comum os desafios que nos afetam, por isso, juntos queremos buscar pistas para iluminar a Evangelização da Igreja no Nordeste.”

Confira também os vídeos e as fotos aqui