Campanha para Evangelização 2013

padre-Brendan200A Campanha para a Evangelização é realizada pela Igreja desde 1998. Inicia-se na Festa de Cristo Rei e termina no terceiro domingo do Advento, quando se realiza a coleta para a evangelização. Este ano o tema é: “Ai de mim se eu não evangelizar”, e o lema é “Eu vos anuncio uma grande alegria”. Os principais objetivos são: (i) Conscientizar todos os cristãos, unidos a Cristo pela graça do Batismo, para que participem da missão evangelizadora da Igreja; e (ii) Motivar para a colaboração na missão da Igreja através do testemunho, de ações pastorais específicas, da garantia de recursos materiais, do apoio às estruturas da Igreja, do apoio à atividade evangelizadora nas dioceses, nos Regionais e em âmbito nacional. O lema da Campanha deste ano nos convida a anunciar a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo e participar de sua vida.

De fato, a evangelização é uma necessidade do mundo contemporâneo, tão necessitado de critérios seguros para dar significação à própria existência, assim como de valores que fundamentem o seu relacionamento com as outras pessoas e determinem a finalidade do seu agir. Sem o encontro com Jesus, ninguém é evangelizador. Somente quem vive a alegria do encontro pessoal com Jesus é capaz de transmitir esta alegria a outras pessoas promovendo o encontro delas com o próprio Jesus. E faz isso porque quem vive essa alegria na sua profundidade não pode ficar com ela somente para si, mas tem a necessidade de comunicá-la ao mundo.

Vivemos num momento de mudanças, e mais do que nunca este tempo significa nova oportunidade para o trabalho evangelizador, pois assim o Evangelho contribuirá de forma decisiva para que a sociedade seja mais humana. O Espírito Santo age de forma extraordinária. Estamos em tempos de semeadura numa sociedade pós-cristã. Se não semearmos hoje, não haverá colheita amanhã e seremos responsáveis por isso. No terceiro domingo do Advento, que este ano é o dia 15 de dezembro, haverá uma coleta para sustentação da Evangelização da Igreja. A distribuição da Coleta é assim: 45% do total arrecadado ficam na Arquidiocese, 20% vão para CNBB Regional Nordeste 1, e 35% vão para a CNBB Nacional. A sua generosidade é indispensável para o sucesso da Campanha.

Fonte: Resumo “ipsis litteris” do resumo do excelente texto-base da Campanha para Evangelização 2013 por Miguel Arcanjo Fernandes Brandão.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1