Campanha da Fraternidade 2011

Queridos irmãos defensores da vida na plenitude da sua dignidade.

A Igreja no Brasil juntamente unida aos nossos pastores através da CNBB vem mais uma vez abrir nossos olhos, sensibilizar nossa razão para a agravante ameaça à vida em nosso planeta Terra. A Terra é lugar abençoado, ela faz brotar a vida, o alimento, as árvores, pois todos os seres vivos dependem da mãe Terra; mãe que gera, alimenta, cuida e acolhe os seus filhos e filhas.

Mãe divina, mãe prometida, mãe esperada, mãe amada, nossa mãe, a mamãe Terra. Agora ela chora e geme as dores dos seus filhos e filhas ameaçados pelo lucro do capital e dos agronegócios, ela está sendo vendida e explorada; a mãe está gritando. Onde estão seus verdadeiros filhos que não escutam as dores da mãe? Serão dores de parto…? Ou de morte? A dor do parto passa quando a mãe vê o filho nascer: a dor vai embora e dá lugar à alegria.

A mãe Terra chora e geme porque a vida que ela traz morre antes de brotar. Será dor de parto? Ou simplesmente agonia?

Quem é que sabe melhor falar da mãe? Os filhos que para sobreviverem dependem dela ou os filhos que a ignoram? Quem melhor pode falar da Terra, um pobre agricultor que vive dela, ou um doutor que nem de ônibus anda, e pouco ou quase não bota o pé no chão?

Só falamos daquilo que conhecemos e só defendemos aquilo que amamos.

A Terra, presente de Deus para toda criação, precisa ser conhecida, defendida e amada. Precisamos ver tudo com os olhos de Deus, temos que recomeçar sempre, tudo deve nos encantar, tudo deve ser novo; Para quem enxerga com os olhos de Deus a vida se renova a cada momento.

Uma fé verdadeira é uma fé encarnada. O que era Verbo (Palavra) fez-se carne para habitar no meio de nós. Quem não desce dos altos cargos, seja hierárquico, seja de outros poderes, quem não se encarna na realidade sofrida de seu povo, engana-se a si mesmo e o fim é o esquecimento, a podridão. Quem com a fé desce às misérias de seu povo, é uma pessoa ressuscitada e, mesmo que morra, seus ideais e sua vida serão eternamente lembrados por todos.

Defender a Terra é defender a vida, onde ela é ameaçada. Por isso é preciso fé e perseverança para lutar contra as forças opressoras e ameaçadoras da vida. É preciso sonhar sempre, é preciso ser profeta sempre, é preciso amar sempre. Viva a Vida!

Pe. Dimas Gonçalves Lima
Vigário Episcopal da Região São Francisco