Caminho Neocatecumenal celebra os 25 anos de Ministério Sacerdotal do Padre José Valter Guerra

Fortaleza, 20/8/19 – Mais de 600 pessoas provenientes de diversas cidades do Estado do Ceará e do Piauí se reuniram na Catedral Metropolitana de Fortaleza, em 17 de agosto, para a Eucaristia em Ação de Graças pelos 25 anos de Ordenação Presbiteral do Padre José Valter Guerra. A celebração foi presidida por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza e contou também com a presença de Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar, e Dom Ângelo Pignoli, Bispo de Quixadá.

Padre José Valter integra a equipe responsável pelo Caminho Neocatecumenal na Arquidiocese de Fortaleza desde o ano de 2002, quando deu início à primeira catequização para a formar a primeira comunidade na Catedral Metropolitana, a pedido do Padre Clairton Alexandrino de Oliveira, pároco na época. Atualmente, junto com ele, fazem parte da equipe Maria Aparecida Gaiotto e Elias Emanuel, seminarista do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Belém – PA, sendo também responsável por conduzir as comunidades neocatecumenais de outras dioceses do Estado do Ceará e Piauí.

“Hoje, nós celebramos e agradecemos a Deus por um homem chamado a participar com a corrente da missão dos Apóstolos de Jesus, como pastor de Cristo. É uma expressão da ação do único Espírito em favor do bem do Corpo de Cristo. Por isso há um matrimônio de Jesus com a humanidade. Há um matrimônio daqueles que Ele chama, nos quais Ele sopra o Espírito para que possam levar essa salvação a todos como servidores do único serviço de Deus”, disse Dom José Aparecido aos presentes.

Serviço este, de evangelização, que tem levado muitas pessoas ao encontro com Cristo e a reconstrução de suas vidas e famílias, como testemunham aqueles que participaram da Celebração Eucarística, que na ocasião puderam bendizer a Deus pelo ministério do Padre José Valter que se colocou disponível para sair e anunciar a Boa Nova do Cristo Ressuscitado aonde fosse necessário, sendo enviado pela Igreja.

“Padre José Valter Guerra, você foi chamado, pelo misterioso amor de Deus, para esta corrente de graça que é o ministério sacerdotal. O Espírito Santo, aquele que unge o povo de Deus, o chamou porque Ele distribui os dons como quer. São os que se doam para que Jesus mesmo, através dos pastores, se faça presente com seus sacramentos, com seus sinais e a força do Espirito que age para poder dar a graça a todo o Corpo de Cristo”, exortou o Arcebispo.

Nascido em Orlândia, cidade do interior de São Paulo, José Valter iniciou o Caminho Neocatecumenal ainda na adolescência, na década de 80. Foi vivendo a fé na pequena comunidade cristã que ele pôde amadurecer o chamado ao presbiterado, ingressando no Seminário Nossa Senhora do Patrocínio da Diocese de Franca. O final da formação presbiteral, no entanto, foi no Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Brasília, DF, sendo o primeiro sacerdote daquele seminário a ser ordenado em 27 de maio de 1994.

Em suas palavras, Padre José Valter bendisse a Deus recordando um pouco a história de sua vida marcada por sinais do amor e do chamado de Cristo e agradeceu aos presbíteros e Bispos presentes pela acolhida e comunhão ao longo de todos estes anos. “Ver todos vocês aqui, nesta Catedral, é contemplar a fidelidade de Deus! Eu não tenho mérito nenhum, tudo foi graça dEle! Por isso eu digo aos jovens que estão hoje aqui, que não tenham medo de escutar o chamado de Cristo, que vale a pena doar-se a Ele!”, testemunhou.

O Caminho Neocatecumenal

Conforme os Estatutos aprovados definitivamente pela Santa Sé em 2008, o Caminho Neocatecumenalé um itinerário de formação católica, fruto do Concílio Vaticano II, que está a serviço dos Bispos com a missão de ajudar a realizar nas dioceses a Iniciação Cristã. Vivido em pequenas comunidades nas paróquias, fundamentado nas três dimensões da Igreja “Palavra de Deus, Liturgia e Comunidade”, este Itinerário tem como objetivo conduzir os fiéis a uma fé madura e a intimidade com Jesus Cristo, tornando-os testemunhas do Evangelho e ativos na Igreja.

Este Carisma iniciou na década de 60 nas favelas de Palomeras Altas, periferia de Madri, Espanha, com o pintor espanhol Francisco Argüello que, após passar por uma crise existencial, seguindo as pegadas do Beato Charles de Foucault, decidiu ali se estabelecer para ter um encontro com Cristo presente entre os mais miseráveis da terra. Depois, juntou-se nesta missão, Carmen Hernández (falecida em junho de 2016), licenciada em química e teologia, e a partir de experiências concretas da manifestação de Deus na vida dos que ali habitavam, teve início este Itinerário de Iniciação Cristã que foi se difundindo pelas dioceses de todo o mundo com o apoio do Papa Beato Paulo VI e seus sucessores.

No Estado do Ceará e Piauí, o Caminho está presente em 8 dioceses, 34 paróquias, com 65 comunidades.

Catequeses

No momento, as catequeses do Caminho Neocatecumenal para jovens (a partir dos 13 anos) e adultos, acontecem em:

Paróquia Nossa Senhora das Graças, as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h30. Endereço: Rua Heribaldo Rodrigues, 326, Parque Potira, Caucaia, Ceará.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, as terças, quintas e sextas-feiras, às 19h30.

Endereço: Rua Doutor Atualpa, 430, Bairro Ellery, Fortaleza.

Para mais informações de quais paróquias está presente o Caminho Neocatecumenal e como participar: Carlos CampelloTel.: (85) 99707-9617

Fotos: