Bote Fé, Sobral!

Por Padre Marco Passerini*

Gostei de ver. A Diocese de Sobral foi a primeira do Ceará a receber a Cruz e o Ícone, símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2013. Sem desmerecer os demais lugares de Sobral por onde a Cruz peregrinou, me emocionei em saber que os portões da Penitenciária Industrial Regional de Sobral se abriram para deixar a Cruz passar. Graças também à sensibilidade do bispo Dom Odelir e o trabalho perseverante da Pastoral Carcerária.

E haveria, por acaso, lugar mais apropriado que um cárcere, para erguer o Crucificado, Aquele que morreu na cruz para devolver a liberdade a todo o ser humano? Ou lugar mais aconchegante para a Mãe do Filho do Homem confortar os crucificados e suas mães sofredoras?

Haveria territórios mais apropriados e necessitados que as Unidades de Medidas Socioeducativas, os Hospitais e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), os becos e as favelas intransponíveis, os lixões e os barracos nas áreas de risco e as calçadas do povo de rua, para os grandes braços da Cruz peregrina ter a chance de abraçar tantas vidas que morrem à míngua?

Boto Fé sim, no Crucificado que, como outrora, não perdeu ainda a confiança e a ousadia de repetir: “Venham e vejam” Jo 1,39.

Boto Fé sim, nos jovens seduzidos pelo rosto do Filho do Homem estampado nas feições sofridas de tantas e tantos que não mais agüentam suas pesadas cruzes, jovens decididos a subir, no dia-a-dia, os calvários da vida feitos Verônicas e Cireneus.

O Bota Fé da Cruz e do Ícone vem e vai embora. Nos palanques midiáticos, ao termino do show, as luzes se apagam, baixa a adrenalina e se dispersa a multidão.

Mas, nos calvários do campo e da cidade, por falta de pastores muitas vidas continuarão ameaçadas.

Boto Fé que a passagem da Cruz nos tenha apontado, sem ambigüidades, os únicos caminhos que nos podem levar até onde Ele mora.

*Padre Marco Passerini é missionário Comboniano e coordenador Regional da Pastoral Carcerária. O blog dele é https://marcopasserini.blogspot.com/

4 respostas

1. Parabéns pe.Marcos pelo artigo o senhor foi muito feliz na sua reflexão, Devemos sim como pastorais sociais fazer o que o filho de DEUS nos ensinou,F.azer dos excluídos os nossos preferidos.

Sobriedade e paz !!!!

2. muito bem Pe. Marcos. Pois é, o que vemos são muitos jovens colocando a cruz no peito. por outro lado, não têm peito para carregar a cruz do sistema único de saúde que funciona de forma precarizada, da mesma forma acontece com a educação, a segurança pública. é assustador o número de jovens que são assassinados diariamente nas nossas periferias por causa desse sistema capitalista que não coloca a pessoa humana no centro da vida e sim o dinheiro. a peregrinação dessas cruzes (realidade caótica) deveriam ser assumidas em primeiro lugar por nossos "pastores" se realmente levassem a sério o seguimento à Jesus de Nazaré.

3. Parabéns, Pe. Marcos pela lucidez e beleza do artigo! Palavras que precisam ser ditas nestes dias de Bote fé. O Espírito de Jesus Crucificado que nesta quaresma rezamos precisa permanecer em nós, apontando o caminho para a verdadeira missão – estar ao lado daqueles/as que mais precisam.

4. Pe, Marco continue sendo este profeta corajoso que faz a diferença hoje no meio do povo sofrido, como também nos cárceres quando se vive verdadeiramente o Evangelho.