Atualidades

Semana das Águas acontece de 16 a 24 de março em Aracoiaba

semanadaságuas300Desde o ano de 2004, realizamos a Semana das Águas, que começou como um gesto concreto da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Água Fonte de Vida”. A proposta principal desta ação é provocar, uma profunda reflexão sobre a água, dentro de quatro dimensões: espiritual, ambiental, social e econômica.

Nesses dez anos, muitas ações foram desenvolvidas, apesar da falta de recursos, apoio e estrutura. Faremos um balanço geral, no Seminário das Águas, no dia 21 de março, com a presença de prefeitos, deputados, técnicos e lideranças. Continuaremos acreditando na possibilidade da formação de uma consciência de respeito, amor e cuidado pela água, por isso ousamos com esta luta que é permanente e deve ser de todos nós. Pois cada vez mais a água está diminuindo em qualidade e quantidade. Por culpa de nossas ações desrespeitosas e desumanas para com a mãe natureza, em especial com a água, precioso líquido. O Açude Aracoiaba está secando, restam menos de 30% de sua capacidade, sem contar o alto grau de poluição, depois de três anos sem sangrar.

O desmatamento, a destruição das nascentes e matas ciliares, a poluição, os esgotos, o lixo, a erosão, o assoreamento, os agrotóxicos, o extrativismo, associados ao desperdício e ao uso irracional dos recursos hídricos, têm provocado o estrangulamento das reservas naturais e artificiais, que estão comprometidas em sua quantidade e qualidade. Refletindo sobre tudo isso, o tema da Xª Semana das Águas interpela-nos: “Não cuidamos, ela acabou. E agora?”

Programação da Semana das Águas

16 de março, sábado, manhã e tarde: Visitas às Salas de Aula, Faculdades.

17 de março, domingo, o dia todo: Encontrão das Comunidades da Cisterna de Placas, em Lagoa Grande.

18 de março, segunda, manhã, tarde e noite: Visitas nas Escolas.

19 de março, terça, manhã, tarde e noite: Festejos de São José, nas Comunidades: Furnas, Capivara, Encosta de Cima, Mororó e Candeias.

20 de março, quarta-feira, manhã: Limpeza simbólica do Açude no Encosta.

21 de março, quinta-feira, manhã: Seminário das Águas no Salão Paroquial.

22 de março, sexta-feira, dia todo: Seminário de Economia Solidária no CVT.

23 de março, sábado, noite: Cantoria de Viola na Agrovila.

24 de março, Domingo de Ramos, dia todo: Encontrão de Jovens no Salão Paroquial.

Contato: 85-99370969 e 96789580; silvanarlutador@yahoo.com.br

Realização: Comissão Municipal de Convivência com o semiárido; Comissão Gestora do Açude Aracoiaba; Associação do Desenvolvimento Comunitário de Lagoa de São João; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba. Apoio: Paróquia de Aracoiaba e Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Paróquia do Mondubim realiza festejo à Nossa Senhora

Papa: as ditaduras começam com a comunicação caluniosa

Dia Mundial do Refugiado promove cultura e debate os desafios do refúgio no Brasil

Nota de falecimento

Aparecida receberá restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider, Cardeal repousará na Capela da Ressurreição do Santuário Nacional


QR Code Business Card