Atualidades

Papa visitará o Colégio Pio Brasileiro

02pio brasileiro 270x164O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, informou em entrevista à Radio Vaticano que o papa Francisco visitará o Colégio Pio Brasileiro em Roma. A instituição comemora 80 anos no dia 3 de abril.

O Colégio Pio Brasileiro nasceu a partir do Pontifício Colégio Pio Latino-americano, uma instituição eclesiástica, criada em 1858 para a formação do clero da América Latina, em Roma. O número de alunos do Pio Latino, como era conhecido, cresceu durante os anos e os responsáveis pensavam no desmembramento da instituição, atendendo ao anseio de bispos brasileiros de ter um colégio eclesiástico próprio, na cidade romana. Na época, o papa Pio XI e as lideranças da Companhia de Jesus apoiaram a ideia.

Após campanha nacional para arrecadar recursos para a obra do colégio, em 1927, a construção iniciou dois anos depois. Em 3 de abril de 1934 o Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado. A primeira turma teve 34 alunos, entre padres e seminaristas.

Cardeal Damasceno disse ainda que a CNBB assumirá a direção do colégio, que esteve aos cuidados do jesuítas desde o início.

A data da visita do papa ao Pio Brasileiro ainda será definida.

CNBB

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,19-21

Programa Igreja no Brasil nº 255

A gramática do povo de Deus

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 8,16-18

Liturgia Diária: Evangelho – Mt 20,1-16a


QR Code Business Card