Atualidades

Papa Francisco nomeia novo bispo de Caicó (RN)

domcruz200O papa Francisco nomeou hoje, 12, o padre Antônio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.

Atividades

A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).

Fonte: CNBB

Saudação da CNBB ao novo bispo Caicó (RN)

Com a notícia da nomeação do padre Antonio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese Caicó – RN, a CNBB divulga nesta quarta-feira, 12, mensagem assinada pelo secretário geral, dom Leonardo Steiner. A Conferência acolhe o padre Antônio como seu novo membro e deseja a ele “um pastoreio abençoado na Igreja Particular que o recebe como novo Pastor”. A seguir, a íntegra da mensagem:

Saudação ao novo bispo Caicó (RN)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB acolhe, com alegria, a nomeação do Revmº. Padre Antônio Carlos Cruz Santos como Bispo da Diocese Caicó – RN. O Papa Francisco o nomeou, hoje, 12 de fevereiro.

Natural do Rio de Janeiro, nasceu em 1961 e recebeu a ordenação presbiteral em 1992. É membro da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC).

Acolhemos o Revmº. Padre Antônio como novo membro da CNBB, desejando-lhe uma profícua caminhada episcopal, na comunhão e na fidelidade à Igreja. Como nos ensina o papa Francisco em sua primeira Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, a alegria do evangelho é uma alegria missionária.  Assim, “o Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um só coração e uma só alma” (EG, 31).

Em comunhão com o povo das comunidades de Caicó, desejamos ao padre Antônio um pastoreio abençoado, fruto de abnegado serviço missionário a essa Igreja Particular que o recebe como novo Pastor.

 

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

 

 

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festa na paróquia de São Francisco de Assis, Jacarecanga

Soberania nacional é o eixo central da análise de conjuntura apresentada aos bispos Consep

Liturgia Diária: Evangelho – Lc 7,31-35

Papa Francisco anuncia duas novas nomeações na manhã desta quarta-feira, 20

“Magnum Principium” do Papa Francisco


QR Code Business Card